A entrega de filtros de desfluoretação de água para 40 famílias no Piquiri, localidade Corredor da Costa, às margens da BR-290, foi realizada nesta quinta-feira.
Apesas de um poço artesiano tubular profundo perfurado em 2011, as análises de água realizadas na época inicaram como insatisfatória para o consumo humano em virtude da alta concentração de flúor.
Desta forma. a comunidade estava sendo abastecida rotineiramente por caminhão-pipa da Secretaria da Agricultura como forma de fornecer água potável para a comunidade.
Agora, com a instalação dos filtros de desfluoretação, a água é própria para consumo humano. As análises realizadas para comprovar a eficiência do filtro foram positivas, pois antes da instalação o resultado foi de 4,7 mg/L e após essa água passar pelo filtro o resultado foi de 0,2 mg/L. O valor máximo permitido de fluoreto é de 1,5 mg/L.
Os filtros propiciam uma redução considerável dos níveis de flúor na água, respondendo a ideia do projeto elaborado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária. Eles foram adquiridos junto a Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, com recurso do Fundo de Gestão Compartilhada da Corsan.
A Associação dos Moradores da Comunidade Vila Lobos e o beneficiário ficaram responsáveis pela manutenção futura dos equipamentos.