A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, participou da abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, na manhã deste sábado (12), na cidade da Serra gaúcha. A solenidade, realizada na Sociedade Recreio Gramadense, contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e com um espetáculo da Orquestra Sinfônica de Gramado.
Ao enaltecer a recriação do Ministério da Cultura (MinC), Bia lembrou da refundação da Secretaria da Cultura no Rio Grande do Sul. “Quero dizer da alegria que eu tenho tido, ministra Margareth, em compartilhar contigo momentos tão importantes de resgate da relevância da cultura no nosso país”, disse a secretária.
Beatriz destacou os esforços do governo do Estado em eventos culturais relevantes como o festival. “O governador Eduardo Leite sempre nos pediu que priorizássemos investimentos em eventos que jogam luz ao Estado do Rio Grande do Sul, como é o caso do nosso Festival de Cinema de Gramado. Hoje nós temos aqui a Secretaria de Turismo, a Secretaria da Cultura e o Banrisul. Temos o nosso Instituto Estadual de Cinema (Iecine), que participa efetivamente trazendo eventos para dentro do festival”, disse Bia, destacando ainda o Festival Cinema Negro em Ação, criado pela Sedac, que privilegia a produção de fazedores e fazedoras negros do Estado.
“Quero confessar que sempre tive o desejo de vir a este festival de cinema, que considero um Oscar brasileiro!”, relatou a ministra. Margareth apontou também que ambientes deste tipo oferecem espaços e reforçam a diversidade e a brasilidade cultural do país.
Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, ressaltou que a seleção de filmes da edição está sendo muito elogiada e reconheceu o apoio dos governos Estadual e Federal, de patrocinadores e apoiadores, além de toda a equipe de trabalho.
A Orquestra Sinfônica de Gramado fez a abertura do evento com a trilha oficial do Festival de Gramado e ainda apresentou um repertório com clássicos do cinema nacional e internacional, passando por Top Gun e Indiana Jones até Tropeiro Velho, e uma homenagem aos 150 de Alberto Santos Dumont.
A solenidade contou com presenças de autoridades como a diretora do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Sofia Ferreira, a Secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, a deputada federal Denise Pessoa, o deputado estadual Joel Wilhelm, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Gramado Film Market
A Sedac, por meio do Iecine, integra o Festival também com o Gramado Film Market (GFM), dedicado ao mercado audiovisual. Em seu sétimo ano, o GFM mantém suas tradicionais atividades como palestras, workshops, rodadas de negócios e Mostra Universitária. Além da Secretaria, assinam a realização a Gramadotur e o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
As atividades são gratuitas e acontecem até o dia 18, ocupando os espaços do Recreio Gramadense e do Museu do Festival de Cinema. O programa foi dividido em três eixos: capacitação, rodadas de negócios e painéis sobre perspectivas e tendências para o setor.
Entre os participantes confirmados na programação do CGFM estão Vera Zaverucha e Paulo Barata, nomes que são referência no mercado audiovisual e nas leis de incentivo do setor e ficarão responsáveis por encontros de capacitação em Gramado. Representantes da Ancine também realizarão capacitação inédita este ano no festival.
Para a realização do Gramado FilmMarket, a Sedac assinou convênio com a Gramadotur, com previsão de R$ 220 mil para o evento e para a entrega de prêmios. Além disso, também será disponibilizado, por meio da Chamada Pública de Coinvestimento para Eventos Populares, via Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o valor de R$ 100 mil.