A Secretaria Municipal da Saúde atualizou à população nesta terça-feira (19), a lista das salas de vacinas da rede pública onde ainda há estoque para a imunização contra a Covid-19. Depois da falta de doses observada até a segunda quinzena de outubro, os postos de saúde de Cachoeira do Sul foram abastecidos e, dada a procura das últimas semanas, os imunizantes contra o Coronavírus já começam a fazer falta em unidades, como é o caso da EAP Central (Rua Conde de Porto Alegre, 1271), EAP Centro Social Urbano e ESF Carvalho.
No momento, de acordo com o setor de imunizações do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), ainda não há previsão para a entrega de nova remessa de doses a ser feita pelo Governo do Estado. O serviço continua sendo prestado entre segunda-feira e sexta-feira, no horário regular (7h15 às 11h45 e das 13h15 às 15h45) nos postos dos bairros Noêmia, Tupinambá, Ponche Verde, Quinta da Boa Vista e Marina. No turno estendido (17 horas às 21h30), por enquanto, somente na EAP Marina, sendo que nesta quarta-feira (20) não haverá expedientedevido ao feriado nacional pelo Dia da Consciência Negra.
QUEM PODE VACINAR PARA A COVID-19?
Atualmente, a vacinação infantil para a Covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Imunizações, incluindo crianças a partir dos seis meses de idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Ainda estão habilitados a buscar as doses de reforço os idosos (a partir dos 60 anos), pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos e demais grupos considerados prioritários (ver tabela em anexo). Os usuários do SUS devem buscar o serviço de saúde munidos de documento de identidade com CPF e caderneta de vacinação para que as equipes analisem a situação vacinal conforme regularidade das doses anteriores e faixa etária. A nova vacina (monovalente XBB da fabricante Moderna) também pode ser recebida por pessoas que nunca tenham recebido qualquer dose contra o Coronavírus.