Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Saúde reprodutiva ganha reforço na rede municipal

A tarefa de inserção dos dispositivos intrauterinos caberá ao experiente médico José Luiz Cantera Menna Barreto / Crédito: PMCS

A tarefa de inserção dos dispositivos intrauterinos caberá ao experiente médico José Luiz Cantera Menna Barreto / Crédito: PMCS

A Secretaria Municipal da Saúde está ampliando a oferta de métodos contraceptivos na rede de atenção básica com a disponibilidade de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) via Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço será unificado no Centro de Saúde Princesa do Jacuí (Avenida Brasil, nº 600) e todas as unidades da rede estão aptas a procederem a triagem que indicará se a paciente está habilitada ao procedimento. Conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), adotada pelo Ministério da Saúde, podem considerar esta opção mulheres de qualquer idade que desejam contracepção eficaz, jovens ou adolescentes, sem nenhuma gestação ou em período de pós- parto ou pós-aborto imediatos, lactantes, puérperas ou portadoras de comorbidades que possam caracterizar contra-indicações aos métodos contendo estrogênios/hormônios.

Entretanto, esclarece a Diretora da SMS, enfermeira Márcia Zinn Carlos, cada candidata ao DIU passará por prévia avaliação clínica no seu posto de saúde de referência (que inclui exames físico geral, ginecológico e citopatológico) para que haja indicação à agenda especializada, que ficará a cargo do médico ginecologista e obstetra, José Luiz Cantera Menna Barreto. “Os protocolos da atenção básica para a saúde da mulher incluem outra formas de contracepção, conforme o histórico médico de cada uma, e é importante que a paciente esteja informada de que o DIU, enquanto método de eficácia elevada, também possui efeitos colaterais e adversos”, complementa a gestora.

PLANEJAMENTO FAMILIAR

Com o intuito de diminuir os índices de gestação não planejadas e reforçar as ações de sexualidade responsável e planejamento familiar por parte dos brasileiros, são disponibilizados pelo Ministério da Saúde diversos tipos de métodos contraceptivos: pílula hormonal combinada, mini-pílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, diafragma e dispositivo intra-uterino de cobre. O DIU é colocado pelo orifício do colo uterino e provoca mudanças bioquímicas e morfológicas no endométrio à medida que os íons são liberados na cavidade uterina, levando a uma ação inflamatória e citotóxica com efeito espermicida. Todos esses métodos são ofertados gratuitamente na Rede de Atenção Primária do SUS. No Brasil, a política pública que trata do planejamento familiar é regida pela Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, e define o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

Centro de Saúde Princesa do Jacuí concentrará o novo serviço da SMS / Crédito: PMCS

O MÉTODO

O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um método contraceptivo do grupo dos de Longa Duração, é opção segura e pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. Envolve técnica de inserção ambulatorial, a ser prestada junto ao Centro de Saúde Princesa do Jacuí, sob a responsabilidade do médico ginecologista e obstetra, José Luiz Cantera Menna Barreto. O protocolo visa prestar assistência no planejamento reprodutivo às mulheres em idade fértil do município de Cachoeira do Sul, bem como ampliar o acesso às informações sobre métodos contraceptivos de dispositivos intrauterinos. A redução da incidência de gravidez indesejada e consequentes abortos induzidos tem um impacto substancial na morbilidade e mortalidade materna e infantil. É um serviço que prescinde de cuidado humanizado e qualificações de enfermagem no planejamento reprodutivo.

O SERVIÇO

Centro de Saúde Princesa do Jacuí

(Avenida Brasil, nº 600)

– Agenda prescinde de avaliação clínica e encaminhamento prévios à unidade. Técnica de inserção ambulatorial.

Informações: 99659-0876 (ligações e WhatsApp)

Sair da versão mobile