Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Saúde mental: desabrigados pela cheia do Jacuí recebem atenção especial

Atendimento aos desabrigados / Crédito: Ass. Com.

Atendimento aos desabrigados / Crédito: Ass. Com.

Dando continuidade ao plano de atendimento dedicado aos desabrigados pela cheia do Rio Jacuí, atualmente alojados nas dependências da Paróquia Santo Antônio, a Secretaria Municipal da Saúde dedicou cuidados com a saúde mental deste público. A atividade – desenvolvida pela psicóloga Najla Nassere, servidora do Caps II, através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da SMS – aplicou uma dinâmica de grupo, através da qual as pessoas puderam manifestar suas questões emocionais e os sentimentos desta fase, a partir do abalo vivido com a enchente. “Por meio da técnica que desenvolvemos, os acolhidos puderam expressar suas frustrações, medos, traumas e desejos”, acrescentou a profissional, ratificando a importância de prezar pela saúde mental de quem viveu ou está vivendo uma situação traumática.

A ação promovida pela Secretaria da Saúde, em apoio ao trabalho que vem sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Inclusão Social junto aos desabrigados, integra os objetivos centrais da campanha Setembro Amarelo, dedicada à valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Ainda na semana passada, em conjunto com a Defesa Civil, a SMS já havia realizado uma ação no abrigo para verificar as condições de saúde de adultos e crianças. Além de intermediar possíveis atendimentos médicos e de enfermagem junto à atenção básica, os servidores orientaram sobre a importância de todos ficarem atentos a sintomas de doenças frequentemente observadas após exposição à água da inundação, uma vez que esta tem possibilidade de contaminação pelo lixo e pela urina de ratos, causa da leptospirose.

Sair da versão mobile