Campanha nacional começa pelos idosos acima dos 60 anos. Foto: Viviane Souza.
A Secretaria da Saúde de Cachoeira do Sul definiu o cronograma com relação à 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), que iniciará na próxima segunda-feira (4) e se estenderá até o dia 3 de junho.
A novidades será antecipação de senhas a partir desta sexta-feira (31) com o objetivo de que sejam evitadas filas na segunda-feira e nos demais dias iniciais da imunização para a influenza, principalmente porque nesta etapa preliminar estão sendo convocados os idosos (60 anos ou mais).
ONDE PEGAR AS SENHAS
Os usuários que quiserem garantir a aplicação da vacina na data prevista e evitar deslocamentos que excedam a capacidade de atendimento da unidade naquele turno, estão sendo orientados a procurarem seu posto de saúde de referência (mais próximo do seu endereço) já nesta sexta-feira.
A imunização contra a gripe será desenvolvida também na área rural, mas nestes locais a retirada prévia de senhas não é necessária. A Prefeitura Municipal já recebeu do Estado lotes de 4.270 doses da vacina da gripe e 3.580 doses da tríplice viral para começar as imunizações.
PÚBLICO ALVO
Numa primeira etapa (até 02/05), estarão aptos à imunização contra a gripe os idosos e os trabalhadores da saúde. Simultaneamente, começa também na segunda-feira a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, a partir da qual 3.580 profissionais da área deverão ser imunizados até dia dois de maio.
ATENÇÃO
O secretário de Saúde, Marcelo Figueiró, reuniu nesta quarta-feira (30) equipe técnica e representantes do Setor de Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) para supervisionar a organização de recursos humanos e materiais para esta que se transformou uma frente de vacinação: tocar as novas campanhas sem desfocar da vacinação contra a Covid-19, que por si só mantém em voga os desafios de incrementar a proteção das crianças (entre cinco e 11 anos), estimular os faltantes a completarem a cobertura vacinal e deflagar a 4ª dose para quem tem 80 anos ou mais.
“Precisamos organizar as muitas frentes de trabalho para tentar atender os usuários da melhor forma possível”, ponderou Figueiró. Assim como a campanha Covid-19, a de combate à gripe estará sendo desenvolvida a partir do 04 de abril em 10 unidades da rede de saúde – soma-se a ESF Ponche Verde que recebe esta semana sua nova câmara fria para o acondicionamento dos imunizantes e será incluída na rede.
PONTOS DE VACINAÇÃO
Zona Urbana
EAP Central (INSS), EAP Centro Social Urbano (US4), EAP Marina (US14), ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos, ESF Bairro Tupinambá, ESF Ponche Verde e EAP Alto do Amorim
7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min
Zona Rural
* ESF Ferreira – 8h às 14h30min (sem fechar ao meio-dia)
* ESF Piquiri – 8h às 14h30min (sem fechar ao meio-dia)
* Equipe Volante Norte (atende roteiros pelas localidades do Bosque, Capané e Três Vendas)
* Equipe Volante Sul (atende roteiros pelas localidades da Porteira Sete, Irapuá, Cerro dos Peixotos e Palmas)
CAMPANHA INFLUENZA (GRIPE)
– 1ª etapa – 04/04 a 02/05 – Idosos e trabalhadores da saúde;
– 2ª etapa – 03/05 a 03/06 – Demais grupos. Nas crianças, a idade recomendada será de 06 meses a menores de 5 anos.
CAMPANHA SARAMPO
– Vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a 1ª etapa da vacinação contra influenza: de 04/04 a 02/05;
– Campanha de Seguimento contra o Sarampo (Crianças) – juntamente com a 2ª etapa da vacinação contra influenza: de 03/05 a 03/06.
Fonte/foto: Viviane Souza – Ascom/Saúde