Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Sapatos vermelhos na escadaria da Catedral relembram vítimas de feminicídio

Sapatos vermelhos na escadaria / Crédito: PMCS

Sapatos vermelhos na escadaria / Crédito: PMCS

Um total de 110 sapatos vermelhos, um ao lado do outro, ocupou os três degraus da escadaria da Catedral Nossa Senhora da Conceição para lembrar as 110 vítimas de feminicídio no Rio Grande do Sul em 2022.

A Coordenadoria da Mulher promoveu o momento de reflexão na tarde desta terça-feira como parte da programação da campanha “Agosto Lilás”. Denominado de “Pegadas Ceifadas”, o evento trouxe consigo um significado simbólico em homenagem às 110 vítimas de feminicídio no ano de 2022, um trágico dado que se estendeu por 69 municípios no estado do Rio Grande do Sul.

Sapatos vermelhos na escadaria / Crédito: PMCS

Dentro dessas estatísticas, mais de 200 indivíduos foram privados da figura materna, dos quais 95 são crianças e adolescentes. Esse número representa um aumento de mais de 10% em relação aos crimes de feminicídio ocorridos em 2021.

Durante a ocasião, foram dispostos calçados femininos ao longo da escadaria da Catedral, simbolizando uma reflexão sobre cada vida que foi tragicamente ceifada.

Sapatos vermelhos na escadaria / Crédito: PMCS

O fenômeno do feminicídio transcende a natureza de um homicídio comum, pois é permeado por dinâmicas de poder, controle e manifestações de violência de gênero.

Sapatos vermelhos na escadaria / Crédito: PMCS

A coordenadora, Elisandra Martins, frisa que a campanha “Agosto Lilás” constitui-se como uma iniciativa voltada à conscientização e à mobilização social, com o intuito de promover os direitos das mulheres e combater a violência doméstica e familiar.

A apresentação contou com a participação das bailarinas Mariana Nunes e Vitória Simões, em uma performance artística em referência a dor e a esperança. Durante a ação, também aconteceu um minuto de silêncio em memória das vítimas e logo após foram acionadas as sirenes da viatura da Patrulha Maria da Penha e a da Delegacia de Polícia Civil. Após, Padre Nildo Reck, deu a benção à comunidade.

Sapatos vermelhos na escadaria / Crédito: PMCS

Apoiadores:

– Mariana Nunes Studio

-Gráfica Jacuí

-Valdô Comunicação Visual

-Inspira Produtora – Thiago Beckenkamp

-Scorpions – Luis Fernando Loreto Nunes

-A Elétrica

-Clip

-Iluminar

-Lojinha HCB

-Secretaria Municipal de Cultura

-Atelier Livre Municipal

-Loreto Ninja

-Malu Artes

-Assoarte

-CREAS

-HCB

-Equipe Iluminação Prefeitura

-Cia do Brechó

-Procuradoria da Mulher

-Associação das Trabalhadoras Rurais

-Paróquia Igreja Matriz

-Cineasta Mirela Kruel

-Patrulha Maria da Penha 35ºBPM

-Músico Leonardo Rodrigues – Léco

-Floricultura Schutz

-Secretaria de Agricultura e Pecuária

-Rede Tischler

-Fenarroz

-Setor de Trânsito

-Hype

Texto e fotos: Adrine Zigulich Martins

Sair da versão mobile