Sancionada criação da campanha Setembro Amarelo no RS

Por 12 de setembro de 2021

Governador Leite assinou sanção ao lado da deputada Franciane Bayer, autora do projeto / Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

 

O governador Eduardo Leite sancionou, na sexta-feira (10), o Projeto de Lei nº 206/2020, de autoria da deputada estadual Franciane Bayer, que Institui a Campanha de Valorização da Vida – Setembro Amarelo e o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio no Rio Grande do Sul. A assinatura foi realizada na Casa Branca, sede do governo do Estado na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

“Meus cumprimentos à iniciativa. Nos tempos em que vivemos, quando tudo muda tão drasticamente e tão rapidamente, a qualidade de vida das pessoas acaba sendo afetada, e podem surgir muitas razões para que as pessoas contemplem o suicídio. Por isso, é preciso envolvimento do Poder Público para conscientizarmos as pessoas sobre a importância de estarmos atentos”, destacou o governador.

A escolha do dia 10 de setembro para sanção da lei se deu por ser Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que também é a data escolhida para marcar o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio no Estado. O RS é o Estado brasileiro com os maiores índices de suicídio no Brasil. Em 2019, foram registrados 1.423 casos de suicídios no RS, com maior incidência na faixa etária entre 50 e 59 anos, sendo 80% homens.

Durante o mês de setembro, o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, coordenado pela Secretaria da Saúde (SES) promove o Mês de Promoção da Vida. A programação conta com três lives que serão transmitidas pelo canal da SES no Youtube e com a instalação de iluminação cênica em prédios públicos e privados de Porto Alegre.