A RSC-287 terá mais um feriado com grande fluxo de veículos. Estimativa feita pela Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, aponta que mais de 95 mil automóveis devem passar pela principal rodovia do Vale do Rio Pardo entre esta quarta, 6, e quinta-feira, 7. Somente nas cancelas da Praça de Pedágio de Venâncio Aires, por exemplo, são esperados quase 28 mil veículos no período.
E para garantir a segurança dos motoristas, a concessionária volta a se mobilizar em conjunto com o Comando Rodoviário da Brigada Militar. Uma das ações será trabalhar com restrições de horários para a realização de obras que necessitem de interdição de faixa. A única exceção é o Km 47, no município de Taquari, que seguirá com com Pare e Siga, em virtude das obras de reparo profundo.
Outra ação é orientar os condutores quanto ao melhor horário para pegar a estrada, a fim de evitar congestionamentos. Na quarta, por exemplo, o fluxo tende a ser menor até as 15 horas ou após as 18 horas. Já na quinta, o melhor horário para viajar é até as 8 horas ou após as 10 horas.
Para agilizar ainda mais o trânsito, as praças de pedágio também contarão com a forma de pagamento antecipado, chamada Operação Papa Fila. Pela modalidade, colaboradores da concessionária realizam a cobrança antecipada dos veículos, por meio de dinheiro, e repassam um ticket ao condutor, que posteriormente é entregue na cabine.
Atendimento ao usuário – O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) é realizado em quatro bases distribuídas ao longo das praças de pedágio de Santa Maria, Candelária, Venâncio Aires e Taquari. Nestes locais, os usuários podem parar e usufruir de uma área de descanso, com banheiros, fraldários, água potável e estacionamento.
Previsão de veículos na ida, quinta e sexta
• 13.500 na Praça de Pedágio de Taquari
• 27.500 na Praça de Pedágio de Venâncio Aires
• 19.500 na Praça de Pedágio de Candelária
• 14.000 na Praça de Pedágio de Paraíso do Sul
• 21.500 na Praça de Pedágio de Santa Maria
• Total de 96.000 veículos