Saiba tudo sobre difusor plasma
O difusor plasma é um dos métodos considerados mais precisos em relação ao corte de materiais como ferro, aço, entre outros que conduzem algum tipo de energia, já que o corte a plasma produz bastante energia.
A seguir, apontaremos com detalhes o funcionamento de um difusor plasma, e a importância desse tipo de material no corte a plasma.
O que é corte a plasma?
O corte a plasma é uma técnica para cortar chapas de aço, ferro, entre outros materiais, onde utiliza-se uma máquina de corte a plasma, fazendo um processo parecido ao de soldagem com gás de proteção, na condução de um arco elétrico.
Sua vantagem em relação a outros métodos é a redução do risco de deformar os materiais, ponto positivo principalmente para quem precisa utilizar alguma técnica do tipo em indústrias fornecedoras.
Os consumíveis
Os consumíveis são ferramentas que se formam a partir de outras peças isoladas, sendo elas o bocal plasma, difusor plasma, eletrodo de solda plasma e bico de corte a plasma, e possuem determinadas funções:
- Bocal plasma: tem a função de dar proteção aos consumíveis da escória que surge através do corte a plasma, além de deixá-los alinhados e bem firmes no momento do corte
- Difusor de gás: tem a função de garantir o fluxo correto do gás para o corte a plasma
- Eletrodo: tem a função por fazer contato elétrico da tocha até algum material de metal, seja uma chapa de aço ou alguma peça maior
- Bico de corte a plasma: é a peça responsável em direcionar o jato do plasma de forma correta e precisa no momento do corte.
O que é um difusor plasma?
O difusor plasma é um método que tem como base principal o uso do plasma em seu corte, que é considerado o quarto estado da matéria, sendo um gás ionizado, capaz de transmitir muita energia elétrica.
A função do difusor plasma é dar rotação ao gás dentro da máquina de corte a plasma. Esse difusor é um material isolante, para que o gás crie a movimentação correta dentro dele.