Safra de verão do RS se aproxima do final

Por
Safra de verão do RS se aproxima do final
RURAL
28 de abril de 2019 - so

 

 

soja está praticamente colhida no RS. Foto: Divulgação

 

 

A soja está em fase final de ciclo no Estado, restando para colheita apenas 10% das áreas cultivadas, com muitas lavouras apresentando produtividade média entre 3.900 e 4.500 kg/ha. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar desta semana, os produtores avaliam o comportamento das lavouras, cultivares e principalmente os rendimentos obtidos, iniciando o planejamento e composição para a nova safra.

Nas áreas de coxilha da região Sul, a colheita da soja apresenta rendimentos de até 75 sacas por hectare. Nas regiões em direção à fronteira com o Uruguai, as produtividades não deverão ultrapassar as 40 sacas por hectare, em razão das precipitações mais escassas nas últimas semanas.

Na Encosta da Serra do Sudeste, as produtividades serão bem consideráveis, acima de 60 sacas por hectare. A soja na região está com 55% da área colhida e 45% das lavouras estão em estágio de maturação.

Milho

No milho, a colheita foi intensa na semana que passou, alcançando 83% da área estimada, com produtividades acima de 8 mil kg/ha.

Na região Noroeste, as lavouras estão 4% em floração, 10% em enchimento de grãos, 2% maduras e 83% já colhidas. A previsão de produtividade média se mantém acima de oito toneladas por hectare, 12,8% acima da expectativa inicial na região.

As lavouras do segundo plantio (safrinha) de milho foram beneficiadas com as chuvas da última semana e têm apresentado um bom desenvolvimento das plantas. A maioria entra em formação das espigas. Os produtores iniciam a colheita de silagem com planta inteira do segundo plantio, para reserva de alimentos aos animais.

Arroz

Da área de arroz, resta ser finalizada apenas 8% da área cultivada, com boas produtividades em torno de 8.240 quilos por hectare. Destaque para o município de Rio Grande, com produtividade que alcançou 9.100 quilos de arroz por hectare.

No Litoral Norte, na região Centro-Sul e em áreas lagunares, a colheita do arroz chegou aos 78%, restando 22% em fase de grãos maduros e por colher.

Feijão

Está finalizado o plantio da cultura do feijão safrinha nas regiões do Rio da Várzea e Médio Alto Uruguai. A maioria das lavouras plantadas já se encontra em fase de enchimento de grãos (42%), recebendo tratamentos fitossanitários para manter a sanidade das plantas.

As primeiras áreas semeadas se encaminham para maturação fisiológica (20%), podendo ser colhidas nas próximas semanas. Há boa perspectiva de preços para esta cultura, cuja colheita atinge os 28% da área.