Sábado é o último dia da Semana do Descarte

Por 17 de setembro de 2021

Encerra neste sábado a edição da Semana do Descarte, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cachoeira do Sul. A entrega dos materiais pode ser feita no pavilhão do Irga, na curva dos engenhos, na Rua Marechal Floriano, 493, das 8h30 às 12 horas e das 14 horas às 17h30.

A população poderá descartar, de forma correta, bens inservíveis e eletrônicos. Pneus também podem ser descartados neste local. A Secretaria de Meio Ambiente tem cuidado para separar o material e enviar áreas adequadas. O risco do descarte incorreto é a contaminação do solo e do lençol freático, causando doenças e agravando a poluição do solo, do ar e da água.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, a Semana do Descarte continuará sendo bimestralmente. A próxima edição já está agendada para acontecer entre 22 e 27 de novembro. Ainda existe a possibilidade de uma edição extra no mês de dezembro. Outra ideia é – em parceria com a Emater – promover uma Semana do Descarte no interior. A sugestão é que seja em Três Vendas.

O que pode ser descartado?

Pneus, móveis, fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa, vidros, garrafas, material reciclável (papelão, garrafas pet, latas de cerveja e plásticos) e aparelhos eletrônicos (monitores, rádios, televisão, liquidificador, micro-ondas e aparelhos de DVD).

O que não pode ser descartado?

Pilhas, baterias, lâmpadas e tonner.

*Texto: Patricia Miranda