22.8 C
Cachoeira do Sul
domingo, 11 abril, 2021 - 10:10
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Sábado de vacinação nos postos e no Parque da Fenarroz

Crédito: Ass. Com.

Na véspera de Páscoa, neste sábado (3), foi de vacinação contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul. As três maiores unidades sanitárias da cidade (US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina) e o drive thru montado no Parque da Fenarroz fizeram horário unificado das 7 horas às 14 horas para vacinar os idosos com 65 anos ou mais, grupo que começou a ser imunizado no sábado anterior (27), quando o imunizante para as primeiras aplicações esgotaram-se.

Nesta etapa da campanha, foram aplicadas 775 doses da vacina pela rede pública. A retomada foi possível com o recebimento, na sexta-feira (2), pela 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, do lote contendo 5.610 doses do imunizante, sendo 1.720 doses CoronaVac para dar sequência à imunização da faixa etária dos 65 anos ou mais em suas primeiras doses. As demais ampolas repassadas atendem as demandas de segundas doses das etapas anteriores e ainda a vacinação dos agentes das forças de segurança e salvamento.

Os números da imunização deste sábado ficaram dentro do esperado, segundo o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, uma vez que o chamamento inicial desta faixa etária já havia sido iniciado, cabendo agora ao Município executar a campanha, integralmente, neste grupo prioritário. “Neste contexto da Páscoa, o papel da secretaria, além de dar andamento na vacinação, foi atuar diretamente em pontos centrais da via pública para conscientizar e ajudar a conter o contágio pelo coronavírus com informação e uso dos protocolos de prevenção”, explicou o secretário, referindo-se a ação de Páscoa desenvolvida pela SMS em seis pontos estratégicos do comércio que acolheu pedestres oferecendo higienização das mãos com álcool gel, troca de máscaras faciais, aferição da temperatura e orientações sobre sintomas da Covid-19.

A vacinação continua nesta segunda-feira (5) nas três maiores unidades de saúde da rede pública: US1, US4 e US14. A etapa deste sábado mobilizou a equipe da Secretaria da Saúde – enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e funcionários do setor administrativo -, colaboradores das Obras, Defesa Civil, Meio Ambiente, Stas, Agricultura e Pecuária.

VACINAÇÃO SÁBADO 03/04
Drive Thru Fenarroz – 221 doses (primeira dose) + 6 doses (segunda dose) = 227
Unidades de saúde – 548 doses
US1/INSS – 191 doses (primeira dose) + 1 dose (segunda dose) = 192
US4/Centro Social Urbano – 214 doses (primeira dose) = 214
US14/Bairro Marina – 142 doses (primeira dose) = 142

11ª REMESSA
5360 doses CoronaVac + 250 doses AstraZeneca = 5.610 doses
* 1.720 doses CoronaVac (primeira dose) para população 65 anos ou mais
* 3.640 doses CoronaVac (segunda dose)
* 250 doses AstraZeneca (primeira dose) para forças de segurança e salvamento

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região