O trânsito na Rua Marechal Floriano, no Centro de Cachoeira do Sul, foi liberado nesta terça-feira (9). O trecho entre os cruzamentos com as ruas Milan Krás e Major Ouriques estava interditado desde a noite da última quarta-feira (3), quando um afundamento da via foi constatado, o que levou a Defesa Civil Municipal a interromper a passagem de veículos.
Na manhã seguinte, a Secretaria Municipal de Obras começou a trabalhar no local. Uma cratera de quatro metros de profundidade e com um diâmetro de considerável extensão se revelou no trecho. Segundo a SMO, a cratera na Rua Marechal Floriano foi causada pelo rompimento da canalização de uma sanga que atravessa a cidade. Ao todo, seis tubos de concreto foram substituídos.
O QUE PODE TER CAUSADO O ROMPIMENTO DA GALERIA DA RUA MARECHAL FLORIANO
A Secretaria Municipal de Obras e a própria Defesa Civil atribuem às duas últimas enxurradas como causas determinantes para o rompimento da galeria e a abertura da cratera na Rua Marechal Floriano. Grandes volumes de chuva se precipitaram em curtos espaços de tempo, o que causou alagamentos sem precedentes na história recente da cidade e culminou com danos estruturais por toda a zona urbana, com casas tendo de ser abandonadas, pavimentação arrancada e sistemas de escoamento de sangas comprometidos em vários pontos de Cachoeira do Sul.
Para os próximos dias, a Prefeitura deverá repor a pavimentação no trecho da Rua Marechal Floriano que passou pela reforma da galeria pluvial.