O governador Eduardo Leite confirmou nesta terça-feira (5) a abertura de novos concursos públicos para reforçar a segurança no Rio Grande do Sul. As seleções contemplam a Brigada Militar (BM), a Polícia Civil (PC), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP), somando 2.774 contratações até abril de 2026.
“A medida reafirma nosso compromisso em recompor o efetivo de segurança, após um longo período em que a defasagem aumentou. Estamos também assegurando o equilíbrio financeiro do Estado,” destacou Leite durante o anúncio.
Distribuição das vagas dos concursos anunciados
As oportunidades contemplam diferentes áreas da segurança pública, com a seguinte distribuição:
- Brigada Militar: 1.200 soldados e 150 oficiais
- Corpo de Bombeiros Militar: 400 soldados
- Polícia Civil: 720 agentes (escrivães e inspetores) e 30 delegados
- Instituto-Geral de Perícias: 274 vagas, incluindo peritos criminais e legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas
Editais e investimentos
Os editais com detalhes sobre cada concurso, incluindo requisitos, datas e etapas dos processos seletivos, serão divulgados conforme o avanço da organização dos certames. O investimento total nos concursos será de R$ 280,5 milhões.
Com a nova reposição, o efetivo da segurança pública no Rio Grande do Sul deve atingir o maior patamar dos últimos dez anos, alcançando 72% das vagas preenchidas até o final das contratações. Isso representa um avanço significativo em relação aos 61% registrados em 2019, primeiro ano da gestão Leite.
CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL