RS passará para a bandeira vermelha

Por
RS passará para a bandeira vermelha
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
27 de abril de 2021 - leite-rs

Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul passará para a bandeira vermelha, após nove semanas de bandeira preta. Já a cogestão com prefeitos será suspensa. O objetivo é frear liberações municipais. Uma reunião de emergência foi convocada para a manhã desta terça-feira (27).

Com a mudança no modelo de distanciamento controlado, o Governo do Estado tenta viabilizar a volta às aulas presenciais. Na noite desta segunda-feira (26), o Tribunal de Justiça rejeitou o pedido para a retomada das aulas.

Lei cumpre agenda

No meio do impasse sobre o retorno das aulas presenciais, o governador Eduardo Leite está em Brasília nesta até quarta-feira (28) para cumprir diversas agenda. Leite terá reunião, às 14h30, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na residência oficial da presidência. Mais tarde, às 15h30, conversará com o senador Renan Calheiros, cotado para assumir a relatoria da CPI da Covid-19, no gabinete dele no Senado.

Nesta quarta-feira (28), o governador se encontrará, às 8 horas, com o secretário Diogo Mac Cord, da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, e com a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Marta Seller. Na pauta, a carteira de projetos de desestatização do RS. A agenda também contará com a participação de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Às 14h15, o governador se dirige à Esplanada dos Ministérios para uma reunião o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, a fim de debater a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Mais tarde, às 16 horas, Leite se reúne com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e às 17h, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, por videoconferência. As duas agendas envolvem questões relacionadas à CEEE.

O governador retorna a Porto Alegre na quarta-feira (28) à noite, quando deve retomar o assunto sobre o retorno das aulas presenciais e a mudança na classificação do modelo de distanciamento controlado.