O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para temporais no Rio Grande do Sul nos próximos dias. De acordo com os meteorologistas, uma frente estaciona entre esta segunda-feira (18) e terça-feira (19) em parte do Estado, influenciando o tempo com a concentração de nuvens carregadas.
A previsão é de mais chuva no centro-sul do RS. Volumes de água podem superar os 150 milímetros no acumulado da semana, até sexta-feira (22). Enquanto isso, o restante do país enfrenta uma onda de calor nesta semana.
Mais de uma centena de municípios gaúchos estão em processo de reestruturação após os estragos deixados por temporais, chuvas intensas e enchentes em razão da passagem de um ciclone extratropical.
ESTADO VEM SOFRENDO SEVERAMENTE AS CONSEQUÊNCIAS DE TEMPORAIS
Segundo o governo estadual, quase 360 mil pessoas foram afetadas pelas inundações. Foram registradas 48 mortes e nove pessoas continuam desaparecidas.
São 20.988 desalojados (que abandonou a habitação temporariamente e se alojou em casa de parentes, amigos) e 1.088 desabrigados (que necessita de abrigo público). Até o momento, seis trechos de rodovias estão com bloqueios totais ou parciais, por terem sofrido os impactos das chuvas. Um desses trechos é o quilômetro 412 da BR-153, no Bairro Fátima, em Cachoeira do Sul, onde a pista no sentido cidade – BR-290 desmoronou em razão da chuvarada da semana passada.
RIO JACUÍ BAIXA MAIS 35 CENTÍMETROS EM CACHOEIRA
O nível do Rio Jacuí baixou mais 35 centímetros entre o final da tarde desta segunda-feira e as 8h30min desta terça-feira, quando a medição feita pela Defesa Civil Municipal na Ponte do Fandango indicou que as águas estavam em 24,40 metros acima do nível do mar. Entre a tarde de sábado, quando a enchente atingiu o pico de 25,55 metros, e esta terça-feira, as águas baixaram 1,15 metro.
A Defesa Civil permanece em monitoramento, pois não se descarta que o rio comece a subir novamente com os temporais previstos para esta semana. Na cidade, há 343 pessoas desabrigadas ou desalojadas e 592 animais removidos de áreas ribeirinhas atingidas pela cheia. Ao todo, 120 famílias tiveram de deixar suas casas e ir para os abrigos provisórios preparados pela Prefeitura.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AS CHUVAS EM CACHOEIRA DO SUL