30.8 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 2 março, 2021 - 15:00
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Rotary Internacional comemora 116 anos de existência

 

Nesta terça-feira (23) são comemorados os 116 anos do Rotary Internacional (RI). Trata-se de uma rede mundial de líderes profissionais voluntários, que realiza projetos sociais. Em Cachoeira do Sul são cinco clubes: Rotary Club de Cachoeira do Sul, RC Zona Alta, RC Princesa do Jacui, RC Integração, RC Arrozais, um Rotaract (a partir de 18 anos aos 30), um Interact (13 anos aos 18) e um Rotary Kids (crianças até 12 anos)

Neste Ano Rotário, 2020/21, o Distrito 4780 de RI, através dos seus clubes de Rotary, desenvolveu inúmeros projetos que ajudam no desenvolvimento de suas comunidades, especialmente as mais necessitadas. Foi trabalhado, por exemplo, o enfrentamento à Covid-19 com a doação de EPIs, curso de capacitação para Cuidadores de Idosos e com participação ativa na Campanha de Vacinação contra a Pólio, na busca pela erradicação da doença no mundo.

O Rotary International é uma das organizações sem fins lucrativos mais antiga e com maior capilaridade no mundo. Tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35mil Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional, quanto local.

Rotary Club de Cachoeira do Sul, o clube mais antigo da cidade rumo aos 82 anos de existência. Foto: Divulgação

           História do Rotary

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.

O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.

 

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região