Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Rota Cicloturística Tropeiros da Tafona será dia 1º

Fazenda Tafona é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS / Foto: Gustavo Mor Malossi | Sedac/Iphae

Fazenda Tafona é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS / Foto: Gustavo Mor Malossi | Sedac/Iphae

Os amantes do ciclismo e do turismo cultural têm encontro marcado em Cachoeira do Sul no próximo dia 1º de setembro, quando acontecerá a Rota Cicloturística Tropeiros da Tafona. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer em parceria com a Ciclo Bikes, e planejamento em conjunto com a iniciativa privada e o Laboratório GRIN, da UFSM/Cachoeira do Sul.

O evento, que estava agendado para o dia 9 de junho, será realizado no dia 1º de setembro, com concentração às 7h30min, no Chateau d’Eau (Praça Balthazar de Bem) e saída às 8h. O grupo seguirá para a região interior sul de Cachoeira, passando pelo Centro da cidade, pórtico de entrada, Ponte do Fandango e chegará à Fazenda Tafona, na Porteira Sete, por volta de 10h. A Fazenda fica na localidade de Porteira Sete e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) por manter preservado o engenho de farinha de mandioca com todos os equipamentos usados no beneficiamento do produto, localizado ao lado da casa principal.

FAZENDA TAFONA DATA DO SÉCULO XIX

A fazenda é remanescente de antiga sesmaria e a construção da sede, segundo pesquisa feita pelos proprietários, data do século XIX (aproximadamente 1813). No local, os cicloturistas conhecerão a história e estrutura da fazenda, sendo acolhidos com água saborizada, café e chá, pastel ou torrada e bolos. Finalizando a vivência na Fazenda Tafona, haverá um brinde com licor, homenageando os primeiros ciclistas que lá estiveram em passeio no ano de 1900, conforme registrado no blog https://historiadecachoeiradosul.blogspot.com/2015/03/excursao-de-ciclistas.html, de responsabilidade da pesquisadora cachoeirense Mirian Ritzel.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL

Sair da versão mobile