Rodovias federais do RS vão ganhar mais pedágios. Na lista a BR-290

Por
Rodovias federais do RS vão ganhar mais pedágios. Na lista a BR-290
DESTAQUES
15 de agosto de 2019 - br

Está confirmado. Trechos de rodovias federais do Rio Grande do Sul vão ganhar pedágios. Um decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15), incluiu oficialmente uma série de estradas no país que passarão a integrar o Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) e o Programa Nacional de Desestatização (PND).

Na BR-290, um trecho de 100 quilômetros entre o entroncamento da BR-116, em Eldorado do Sul até a BR-471, em Pântano Grande será privatizado e ganhará pedágio. Aliás, essa é a região exatamente onde hoje há contrato em andamento para duplicação da rodovia. A expectativa é que ocorra melhoria das condições de trafegabilidade. O trecho entre Minas do Leão e Pantano Grande apresenta buraqueira em vários pontos.

No Rio Grande do Sul, serão mais de 500 quilômetros de rodovias que serão repassados para a iniciativa privada. O trecho entre a ponte do Guaíba, em Porto Alegre; e a RS-350, em Camaquã; envolve aproximadamente 125 quilômetros da BR-290 e da BR-116, respectivamente.

O maior trecho, porém, envolve aproximadamente 300 quilômetros entre a BR-158, em Panambi, até a BR-392, em Santana da Boa Vista.

Rodovias de Santa Catarina também foram incluídas na relação e duas delas envolverão diretamente os interesses dos gaúchos: BR-470, entre Navegantes e a divisa com o Rio Grande do Sul; e a BR-153, do entroncamento com a BR-282 até a divisa com o estado gaúcho.

A União também confirmou as negociações envolvendo três aeroportos regionais: o de Pelotas, o de Uruguaiana e o de Bagé. Com isso, abre-se a possibilidade para realização de estudos que vão embasar as licitações para contratação das empresas que vão desenvolver os projetos e, posteriormente, a montagem do edital para execução dos próximos leilões.

De Eldorado até Pantano haverá pedágio, segundo o governo federal. Foto: Divulgação