Como uma banda de 26 anos revolucionou o entretenimento? Formada em 1996, a famosa banda britânica Coldplay invadiu as redes sociais com vídeos emocionantes de seus shows, atingindo diversos públicos e esgotando ingressos.
No Brasil, os ingressos para o show de São Paulo esgotaram em apenas três minutos. Quantas bandas conseguem esse feito?
O efeito coldplay
Aqui, você entenderá as principais conclusões dessa estratégia e o que levou ao seu sucesso nesses programas.
Cliente como herói
O público se torna parte do show com a Xyloband, uma pulseira de plástico sustentável com LEDs controlados por infravermelho. Vários transmissores à prova d’água são instalados durante o evento para controlar as pulseiras para acender ao ritmo da música. A banda usa essa tecnologia há mais de uma década (isso realmente foi uma surpresa para mim!), e o sentimento de pertencimento se torna mais forte do que nunca a cada show. As pessoas querem estar lá, querem contribuir, e muito disso vem do desenvolvimento das redes sociais.
É uma forma de conectar o público com o show ou banda e transformar a experiência em um momento único. Além dos ótimos efeitos visuais, também tem um impacto emocional!
Experiência única
À medida que o público evolui de mero ouvinte para ator principal a forma como o show é apreciada muda drasticamente. Quando você faz parte de algo, sua devoção se torna ainda maior e suas emoções mudam. Para quem curte Coldplay, as músicas em si têm um impacto emocional, somando a isso o visual, as performances da banda, o senso de comunidade… para quem já experimentou de tudo, é uma experiência incrível.
Fica marcado, cria memórias, é prova social acima de tudo e é um gatilho muito importante para as vendas.
Comparado com base em comentários de estranhos (PROVA SOCIAL).
“Uau, eu me pergunto o quão profunda é a emoção, eu quero sentir isso também”. O preço não importa aqui.
Propagação livre
As experiências criadas no programa são muito especiais, as pessoas apresentam vídeos documentais, tiram fotos, criam histórias e tudo que vem junto…
Imagine um show onde 100.000 pessoas geram conteúdo gratuito para você e o compartilham com uma rede de contatos que curtem, comentam e compartilham… o alcance é estratosférico! Isso cria mais envolvimento, interesse, curiosidade, medo e desejo de viver a experiência.
Isso é possível no mundo corporativo?
Com as proporções certas, sim é possível.
Transforme-o em um fã que adora inspirar clientes, divulgar sua marca e falar sobre experiências positivas em sua empresa. Quantas vezes você fez de um cliente o papel principal? Sem eles, seu negócio deixaria de existir.
A experiência de compra na sua empresa é a mesma das outras? Por que o Coldplay cantou uma musica, a Magic, em português? Surpreenda seu público, construa relacionamento e experimente as pessoas lá mudarem o “Como podemos conseguir isso junto com nossos clientes?”
Alan Patrique Kegler
Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Pós-graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá
Pós-graduando em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Faveni
Encarregado do Departamento de Marketing da Unimed Centro/RS
CEO da Three Tecnologia