Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Risco de câncer: farmacêutica recolhe anti-hipertensivo

Crédito: Divulgação

A empresa farmacêutica Sanofi Medley divulgou que irá recolher todos os lotes de um medicamento anti-hipertensivo da marca Medley. A farmacêutica anunciou o recall após constatar a presença de impurezas mutagênicas nos produtos, o que pode acarretar risco à saúde dos usuários.

As impurezas, segundo a empresa, poderiam causar alterações no DNA dos usuários, aumentando a possibilidade de câncer a longo prazo. Entretanto, ainda conforme ressalta, o risco específico dessa substância química causar, efetivamente, câncer em humanos ainda é desconhecido.

Os produtos recolhidos são:

Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg;
Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg;
Losartana potássica 50 mg;
Losartana potássica 100 mg.

O recall é voluntário e o processo de devolução é gratuito para os consumidores. Porém, é importante consultar seu médico para orientar sobre a devolução e seguimento do tratamento.

Quem tiver qualquer lote desses produtos, basta ligar para o SAC da Medley: 0800-703-0014.

Confira o comunicado na sua íntegra:

COMUNICADO DE RECALL


São Paulo, 10 de fevereiro de 2022 — 
A Sanofi Medley Farmacêutica Ltda informa o recolhimento voluntário de todos os lotes dos produtos: Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg, Valtrian® 50mg e 100mg (losartana potássica) comprimidos.

Este recolhimento voluntário está sendo feito pela Sanofi Medley como uma medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos.

Uma impureza mutagênica é uma substância química que pode causar uma mudança no DNA de uma célula. Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico dessa impureza causar câncer em humanos é atualmente desconhecido.

Este recolhimento não representa custo para os pacientes. Se possuir qualquer lote desses produtos, ligue para o SAC da Medley 0800-703-0014. Em caso de dúvidas sobre o tratamento, o médico deverá ser consultado.

Atenciosamente,

Sanofi Medley Farmacêutica

Sair da versão mobile