Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Rio Jacuí tem a maior cheia, mas dá sinais de redução de nível

Rio Jacuí / Crédito: Milos Silveira/OC

Rio Jacuí / Crédito: Milos Silveira/OC

Inundação atinge toda a área da várzea próximo rio e, por isto, Defesa Civil mantém o sistema de alerta. Fotos: Milos Silveira.

O Rio Jacuí que alaga toda sua região ribeirinha em Cachoeira do Sul, atinge moradias de famílias no Bairro Cristo Rei e provoca o atraso do plantio da safra de verão, dá sinais de redução de seu nível, conforme a Defesa Civil municipal.

O Jacuí que já chegou a 26 metros (6m acima de sua marca normal) está na manhã desta quinta-feira (23) em 23,90, conforme medição realizada, às 7h30min, na área da Barragem da Ponte do Fandango o que representa uma baixa 0,41 cm/h nas últimas 24 horas. Esta é uma das maiores cheias do Jacuí registra neste ano.

Esta é a terceira cheia do rio desde o dia 4 de setembro e, por isto, algumas famílias voltaram para suas casas no Bairro Cristo Rei e em seguida tiveram que deixá-las devido à inundação. “Temos um trabalho de monitoramento e em constante contato com as famílias”, disse o superintendente da Defesa Civil, Edson Júnior, acrescentando que todas são comunicadas com antecedência como devem proceder, quando a água se aproxima das moradias.

Júnior salientou que não existe a necessidade da comunidade cachoeirense proceder na arrecadação de donativos. Segundo ele, a Defesa Civil tem estoque de alimentos, telhas, lonas e conta com o apoio de parceiros como as unidades militares (3º Batalhão de Engenharia de Combate e 13ª Grupo de Artilharia de Campanha), além da Polícia Civil, Brigada Militar e secretarias municipais.

RIO JACUÍ EM SUA INUNDAÇÃO AFETA 47 FAMÍLIAS

Nesta quinta-feira são 128 pessoas fora de suas casas. A Defesa Civil contabiliza que 15 famílias (24 adultos e 13 crianças) estão desde a semana passada abrigadas no Centro de Formação da Igreja Santo Antônio e 32 famílias (60 adultos e 31 crianças) estão na casa de familiares. Há também 123 animais que foram retirados da área atingida pelas águas. As balsas da Rua Moron, do São Lourenço e do Pertille, seguem foram de operação.

RIO JACUÍ TAMBÉM CHEGA ÀS PROPRIEDADES RURAIS

O superintendente da Defesa Civil informa que a cheia do Rio Jacuí chega às propriedades rurais próximas de suas margens. Por isto, foi emitido um alerta aos produtores no sentido de que procedam, se necessário, a retirada de equipamentos e máquinas de áreas possíveis de inundação.

ESTRADAS INTERROMPIDAS

A chuva dos últimos dias na região de Cachoeira do Sul mais a enchente do Rio Jacuí interrompe acessos aos interior. Um deles pela BR-153 está interrompido em direção à Barragem do Capané. Também áreas da Estrada da Porteira Sete apresenta pontos de alagamentos assim como a localidade do Seringa e do São Lourenço.

Sair da versão mobile