Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Rio Jacuí sobe meio metro durante o feriado; balsa do São Lourenço parou

Rio Jacuí: aumento das águas leva Defesa Civil a organizar estrutura da Fenarroz para acomodar famílias ribeirinhas / Foto: Milos Silveira/OC

Rio Jacuí: aumento das águas leva Defesa Civil a organizar estrutura da Fenarroz para acomodar famílias ribeirinhas / Foto: Milos Silveira/OC

O nível das águas do Rio Jacuí subiu quase meio metro durante todo o dia em Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Às 7h30min, o boletim da Defesa Civil Municipal indicava que o Jacuí estava em 22,50 metros acima do nível do mar. Dez horas depois, às 17h30min, o nível estava em 22,95 metros.

Com isso, o Rio Jacuí atinge a cota de inundação das áreas ribeirinhas do Bairro Cristo Rei, onde está a maior concentração de famílias que precisam ser retiradas de casa para serem levadas para residências de familiares ou abrigos provisórios. Mais cedo, a reportagem do Portal OCorreio conversou com o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, que informou que os pavilhões da Fenarroz seriam organizados para acomodar as famílias desabrigadas.

A Defesa Civil estuda estratégia de abrigo para as famílias. A ideia inicial era levá-las para a Fenarroz, no entanto, como nesta quarta-feira ocorreu no Ginásio Arrozão o Festival Estadual de Bandas, é certo que a partir desta quinta-feira (16) seja realizada uma operação para que seja utilizado o pavilhão de exposições da Feira, como aconteceu em outras oportunidades. “Ao utilizarmos o pavilhão, vamos de certa forma interferir o menos possível no cotidiano da cidade”, afirmou Edson.

Nesta quarta-feira, a Defesa Civil trabalhava com a possibilidade de remoção de pelo menos 10 famílias ribeirinhas, número que deve aumentar nas próximas horas, já que a tendência é de que o nível do Rio Jacuí aumente ainda mais por conta do alto volume de chuva nas últimas horas. No porto de Cachoeira do Sul, por exemplo, a plataforma está submersa.

BALSA DO SÃO LOURENÇO INTERROMPE TRAVESSIA DO RIO JACUÍ

Com o aumento do nível das águas do Rio Jacuí, a balsa que faz a travessia do Rio Jacuí no Balneário São Lourenço paralisou as operações na noite desta terça-feira (14). A retomada dos trabalhos só vai acontecer depois que o rio baixar. No balneário, proprietários de casas de veraneio tiveram de retirar pertences ou subi-los para o segundo piso por conta da água já ter invadido os imóveis.

A mesma situação acontece no Balneário Irapuá, onde as águas já invadem as casas até mesmo das áreas mais elevadas.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MAIS NOTÍCIAS SOBRE A CHUVA

Sair da versão mobile