Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Rio Jacuí sobe e interrompe serviço de balsa no São Lourenço

Interrupção do serviço da balsa aconteceu devido à elevação do Rio Jacuí em toda a região / Foto: Milos Silveira

Interrupção do serviço da balsa aconteceu devido à elevação do Rio Jacuí em toda a região / Foto: Milos Silveira

O nível do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul sobe e interrompe o serviço de balsa na localidade de São Lourenço, no interior do município. A medição realizada, às 7h30min, desta sexta-feira (21) apontou 22,30 metros, ou seja, 4,30 metros acima da cota normal que é de 18 metros. Desta forma, a área da várzea na região está alagada o que provoca monitoramento da Superintendência da Defesa Civil.

A balsa do São Lourenço teve que interromper suas atividades na tarde desta quinta-feira (20), conforme o administrador, Edi Simon. Ele disse que a enchente do Rio Jacuí toma conta de toda a área do São Lourenço e já se aproxima da área urbana do distrito de Ferreira. A tendência é que o Jacuí aumente a inundação no município devido as cheias dos afluentes como o Rio Irapuá, Vacacaí e Botucaraí.

Água do Jacuí já invadiu pátios de casas no Bairro Cristo Rei

Na cidade, no Bairro Cristo Rei, moradias próximas ao Arroio Amorim, estão com água no pátio e já tem ação da Defesa Civil. A preocupação dos moradores aumentam porque no mês de maio, a cheia do Jacuí atingiu cerca de 300 famílias e a água chegou na região dos bairros Barcelos e Bom Retiro.

DEFESA CIVIL CONTABILIZA 11 ÁREAS DE RISCO

A Superintendência da Defesa Civil de Cachoeira do Sul tem um estudo que aponta a existência de 1.300 moradias localizadas em 11 áreas de risco na cidade. Ao todo, são estimadas cerca de 5 mil pessoas que estão com suas casas na beira de sangas, arroios e também em locais em risco de deslizamento de terra.

Os locais mapeados pela Defesa Civil estão localizados nos bairros Santo Antônio, Ponche Verde, Tibiriçá, Cristo Rei, Bom Retiro, Barcelos, Marina, Marques Ribeiro, Carvalho, Universitário e Noêmia.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL

Sair da versão mobile