Rio Jacuí sobe e Balsa Deusa do Jacuí suspende suas atividades

Por 28 de abril de 2022

Balsa realiza a travessia de veículos pesados. Foto: Arquivo.

A elevação do nível do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul devido às chuvas que caem na região provocou a interrupção do funcionamento da Balsa Deusa do Jacuí, que faz a travessia de veículos pesados entre a Rua Moron e a Praia Nova.

Inicialmente, a Balsa interromperia seu funcionamento entre as 22h e às 6h, no entanto, os responsáveis pela embarcação decidiram parar o transporte no início da noite desta quinta-feira (29). Na manhã desta sexta-feira (29) será feita uma avaliação porque a água avança nos acessos de embarque dos veículos pesados.

A situação pode se agravar se o nível do Rio Jacuí continuar subindo. Se isto acontecer, a cidade ficará sem o funcionamento da Balsa o que acarretará mudanças no trajeto de saída e chegada ao município por veículos pesados, que não podem passar pela Ponte do Fandango.

VEJA AS ROTAS ALTERNATIVAS SE A BALSAR PARAR

Porto Alegre – Cachoeira do Sul: Pela BR-290/RS ir até a BR-471/RS, em Rio Pardo, depois em Santa Cruz do Sul seguir pela RST-287 até Novo Cabrais a BR-153/RS.

Cachoeira do Sul – Fronteira Oeste: Sair pela BR-153/RS, seguir até RST-287 em Novo Cabrais e em Santa Maria pegar a BR-158/RS e retornar à BR-290/RS em Rosário do Sul.

Cachoeira do Sul – Porto de Rio Grande: Quem sai de Cachoeira do Sul e vai para o Porto de Rio Grande deve ir até Santa Maria e pegar a BR-392/RS.

IMPORTANTE

No final de outubro do ano passado, uma rachadura em dos vãos da estrutura da Ponte do Fandango interrompeu a passagem de veículos. O Dnit providenciou um reforço na estrutura e desde então veículos leves estão liberados na travessia. Recentemente, a Ponte do Fandango foi liberada para o trânsito de caminhões até 24 toneladas (dois eixos) e ônibus. Este controle é feito pela Prefeitura.