Rio Jacuí sobe e alaga regiões ribeirinhas

Por
Rio Jacuí sobe e alaga regiões ribeirinhas
CACHOEIRA DO SUL
15 de julho de 2023 - Rio Jacuí: chuvas dos últimos dias fizeram nível das águas se elevarem e Defesa Civil está em alerta / Fotos: Cacau Moraes/OC

O Rio Jacuí em Cachoeira do Sul, devido às últimas chuvas, alaga regiões ribeirinhas e deixa a Defesa Civil Municipal em alerta. Na manhã deste sábado (15), medição feita junto à Barragem Ponte do Fandango, apontou 20,50 metros, ou seja, 2,50 metros acima de sua marca normal.

A área da Praia Nova e proximidades do Bairro Cristo Rei estão alagadas. Segundo a Defesa Civil para que moradias do Cristo Rei sejam atingidas pela inundação é preciso que o nível do Rio Jacuí se aproxime dos 22 metros. “Temos toda uma planificação com relação às áreas que podem ser inundadas, bem como um serviço de orientação às famílias”, disse o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.

A elevação do nível do Jacuí já era esperada em virtude do transbordamento dos afluentes como Irapuá, Vacacaí, Capané e São Nicolau, afora outros rios existentes em sua trajetória desde a região de Passo Fundo. Além disso, tem a existência de barragens como de Dona Francisca e Itaúba e Passo Real, que se forem abertas as comportas, a enchente será inevitável, conforme a Defesa Civil.

Rio Jacuí: cheia interrompe a travessia da balsa na Praia Velha, na Rua Moron

Rio Jacuí: cheia interrompe a travessia da balsa na Praia Velha, na Rua Moron

CRONOGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS FAMÍLIAS

A Defesa Civil tem um cronograma de prevenção às famílias residentes às margens do Rio Jacuí no Bairro Cristo Rei. As áreas mais afetadas estão localizadas no final da Rua Esperanto e próximas à confluência do Jacuí com o Arroio Amorim. Em caso da necessidade de retirada das famílias de suas casas, dois locais poderão ser utilizados para abrigo: o pavilhão de exposições da Fenarroz e até o Ginásio Municipal Derlizão. “Estamos na expectativa de que o Jacuí comece a baixar seu nível a partir deste domingo”, observou o superintendente da Defesa Civil, Edson Júnior.

Rio Jacuí: elevação das águas chama a atenção de quem chega à Praia Velha em Cachoeira do Sul

Rio Jacuí: elevação das águas chama a atenção de quem chega à Praia Velha em Cachoeira do Sul

RIO JACUÍ IMPEDE FUNCIONAMENTO DA BALSA DEUSA DO JACUÍ

A Balsa Deusa do Jacuí, que faz a travessia de veículos pesados entre a Praia Nova e a Rua Moron, suspendeu suas atividades devido ao alagamento dos atracadouros. O serviço é importante para toda a região e é realizado devido à permissão de passagem pela Ponde do Fandango de veículos com até 24 toneladas.

Toda a vez que ocorre elevação do nível do Rio Jacuí a Balsa para de funcionar. O procedimento é tratamento como uma questão de segurança, até porque no atracadouro da Rua Moron a água sobre e atinge a pavimentação da rua e moradores das proximidades.

TELEFONES PARA CONTATOS

A Prefeitura de Cachoeira do Sul contratou duas linhas de telefonia móvel com internet, as quais são utilizadas exclusivamente nas ações da Defesa Civil para casos de emergência.
A Defesa Civil salienta que o telefone (51) 99535-8310 será utilizado para receber solicitações de atendimento da população. A outra linha é utilizada para comunicação interna entre órgão do Sistema Nacional e Estadual de Proteção e Defesa Civil e para o desenvolvimento de outros projetos de comunicação.

NÍVEIS DO RIO JACUÍ

14/07/23 – sexta-feira – 7h30min

– Cota única 19,90 metros

– 14/07/23 – 17h30min

– Cota única 19,95

15/07/23 – 7h30min

– Cota única 20,50

Fonte: Defesa Civil