O Rio Jacuí em Cachoeira do Sul sobe seu nível e atinge moradias localizadas no Bairro Cristo Rei. A informação é do superintendente da Defesa Civil, Edson Júnior, acrescentando que na manhã desta quarta-feira (15) já trabalha na orientação aos moradores. O Jacuí, conforme medição feita, às 7h30min, junto à Barragem Ponte do Fandango, apresentava uma cota de 22,50 metros, ou seja, 4,50 metros acima de seu nível normal que é de 18 metros.
A Defesa Civil trabalha na possibilidade de remoção de pelo menos 10 famílias, mas no decorrer desta quarta-feira mais moradores poderão ser contatados. “Tudo vai depender se o rio vai subir mais ou não, mas como tivemos muita chuva nas cabeceiras, estamos em alerta”, disse o superintendente.
A Defesa Civil estuda estratégia de abrigo para as famílias. A ideia inicial era levá-las para a Fenarroz, no entanto, como nesta quarta-feira tem no Ginásio Arrozão o Festival Estadual de Bandas, é certo que a partir desta quinta-feira (16), seja realizada uma operação para que seja utilizado o pavilhão de exposições da Feira, como aconteceu em outras oportunidades. “Ao utilizarmos o pavilhão, vamos de certa forma interferir o menos possível no cotidiano da cidade”, afirmou.
RIO JACUÍ NÃO DÁ TRÉGUA ÀS FAMÍLIAS DO BAIRRO CRISTO REI
Desde o início de setembro, um grupo de famílias residentes nas proximidades do Rio Jacuí no Bairro Cristo Rei se depara com inundação. De acordo com o superintende da Defesa Civil, tem moradias que após a última inundação (no mês de outubro) ainda estão desocupadas. “Os moradores estão casa de familiares e amigos”, revelou Júnior.
SERVIÇO DE BALSA NO RIO JACUÍ
A elevação do nível do Rio Jacuí provocou nesta semana a suspensão do serviço de balsa existente no Rio Jacuí na localidade de São Lourenço. A atividade já estava em restrição de horário. Já, a Balsa Deusa do Jacuí, que faz o transporte de veículos pesados entre a Praia Nova e a Rua Moron, está também com o serviço suspenso. A decisão dos proprietários foi tomada devido à inundação chegar aos atracadouros.