Rio Jacuí se aproxima dos 20 metros em Cachoeira do Sul

Por
Rio Jacuí se aproxima dos 20 metros em Cachoeira do Sul
CACHOEIRA DO SUL
13 de novembro de 2023 - Defesa Civil acompanha de perto a situação do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul, cujas enchentes desde setembro causam transtornos às regiões ribeirinhas / Fotos: Divulgação

A chuva que atinge Cachoeira do Sul desde sexta-feira (10) provoca alagamentos de ruas, inundação de casas, deixa estradas do interior com atoladouros e com elevação do nível do Rio Jacuí. Por isso, a Defesa Civil mantém alerta e prestando atendimentos aos chamados, conforme o superintendente, Edson Júnior.

O Rio Jacuí, no início da manhã desta segunda-feira (13) estava na cota de 19,90 metros, 1,90 metros acima de seu nível normal que é de 18 metros. Como o período de instabilidade vai continuar até sexta-feira (17), quando estão previstos, conforme a Climatempo, o registro de cerca de 140 mm de chuva, existe possibilidade de mais uma vez o Rio Jacuí sair de seu leito e alagar regiões ribeirinhas como aconteceu em setembro e em outubro. Caso chegue na marca de 22 metros haverá inundação de moradias localizadas no Bairro Cristo Rei.

ALÉM DO NÍVEL DO RIO JACUÍ, DEFESA CIVIL MONITORA E ATACA PROBLEMAS NA CIDADE E NO INTERIOR

A chuva deste domingo (12) provocou inundações em moradias de cinco bairros da cidade. Na região do Alto do Amorim, quatro casas ficaram totalmente alagadas e foi preciso um ação da Defesa Civil. Os demais bairros atingidos foram o Santa Helena, Tibiriçá, Fátima e Barcelos.

Chuva provoca deslizamento de terra e afeta casas

SITUAÇÃO CRÍTICA NO INTERIOR   

Além do nível do Rio Jacuí, a Defesa Civil volta as suas atenções para outros problemas causados pela chuva no município. No interior, as comunidades reclamam das péssimas condições das estradas e pedem providências à Prefeitura. Na localidade de Rincão dos Tatsch, com acesso pela Estrada da Ferreira, as famílias registram o entupimento de bueiros e inundação dos pátios das casas. “Toda a vez que chove é a mesma coisa”, diz a moradora Rose Aires.

Também na região da Faxinal da Guardinha e Água Morna, as famílias pelas redes sociais protestam pelo barro e a dificuldade de saírem ou chegar em suas moradias.

Pátios e moradias alagados com a chuvarada

REGISTRO DA CHUVA

Em alguns pontos do município já choveu 200 mm desde sexta-feira (10). Na cidade, a chuva chegou a 205 mm e, por isto, a preocupação tendo em vista que a chuvarada deverá continuar até a próxima sexta-feira (17).   

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS CONTEÚDOS SOBRE A CHUVA