No Bairro Cristo Rei, moradores estão deixando suas moradias, porque a água não para de subir. Fotos: Cacau Moraes.
O Rio Jacuí não dá trégua na região de Cachoeira do Sul e mais uma vez desabriga famílias residentes no Bairro Cristo Rei, alaga áreas ribeirinhas, interrompe estradas e deixa em alerta a Superintendência da Defesa Civil. Na manhã desta segunda-feira (24), às 7h30min, o nível do Jacuí estava em 24,74 metros, ou seja, 6,74 metros acima de sua cota normal que é de 18 metros. Nas últimas 24h, o Jacuí subiu 24 cm.
Segundo a Defesa Civil, com a continuidade de elevação do Jacuí, em decorrência desta nova inundação, já são 36 famílias atingidas e a tendência é que, a partir desta segunda-feira, novas remoções deverão acontecer no Bairro Cristo Rei. O quadro de monitoramento da Defesa Civil registra:
– 18 famílias – 46 pessoas desabrigadas
– 18 famílias – 49 pessoas desalojadas
– 02 Desaparecidos (já resgatados)
As famílias desabrigadas estão sendo levadas para o Centro de Formação da Paróquia Santo Antônio. Algumas tinham retornado para suas casas e, agora, estão se preparando para nova remoção. É o caso de uma família residente na Rua São Carlos no Bairro Cristo que na manhã desta segunda-feira recebeu a visita da Defesa Civil. “A visita faz parte do trabalho de prevenção”, explicaram servidores do órgão.
CHEIA INTERROMPE RUAS E ESTRADAS DO INTERIOR
A cheia do Rio Jacuí interrompe ruas do Bairro Cristo como a São Carlos, São Felipe e Esperanto, além da Rua Antônio Gomes Pereira, que passa em frente ao Clube Caça e Pesca. A água também está represada na bacia do Arroio Amorim, um dos afluentes do Jacuí. Na Rua Conde de Porto Alegre, ao lado da ponte que liga os bairros da região, a inundação já desalojou famílias.
No interior, estão interrompidas, a estrada da Ferreira que dá acesso ao Balneário São Lourenço, assim como o acesso à localidade de Porteira Sete e ao Passo do Seringa.
DOIS HOMENS FORAM RESGATADOS
No final de semana, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar um salvamento na região da Porteira Sete. Dois homens – pai e filho – foram resgatados junto a árvores, porque tentavam atravessar o Arroio São Nicolau, afluente do Rio Jacuí. Havia no local forte correnteza.
DEFESA ALERTA PARA CUIDADOS EM ÁREAS DE RISCO
A Defesa Civil adverte para o cuidado em áreas de risco, principalmente na realização de travessia de rios, arroios e áreas inundadas, bem como acidentes com rede elétrica e animais silvestres. “A população deve evitar situações de risco”, diz em nota o órgão, acrescentando que se não for possível evitar, deve ser utilizado equipamentos de segurança.
EM CASO DE EMERGÊNCIA:
– (51) 995358310 Defesa Civil
– 193 Corpo de Bombeiros