Rio Jacuí está dois metros acima do seu nível normal

Por 4 de maio de 2022

Defesa Civil monitora a inundação. Crédito: DC.

O Rio Jacuí em Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (4) está dois metros acima do seu nível normal que é de 18 metros, conforme a Defesa Civil Municipal. A medição feita, às 7h30min, apontou que o rio está subindo 1,7cm/h.

As regiões ribeirinhas estão alagadas e a preocupação é com as famílias residentes no Bairro Cristo Rei, que tem suas moradias próximas ao Jacuí. Caso o rio chegue aos 21,50 metros, a Defesa Civil entrará em ação para realizar a remoção das famílias.

Devido ao nível do Rio Jacuí, o serviço da Balsa Deusa do Jacuí, que realiza o transporte de veículos pesados entre a Rua Moron e a Praia Nova, está suspenso. Pela Ponte do Fandango só pode passar veículos com até 24 toneladas.

NO ESTADO

Mais de 2,6 mil pessoas precisaram deixar suas casas devido aos temporais que vêm atingindo diferentes regiões do Rio Grande do Sul desde a última semana. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil, pelo menos uma morte foi registrada em decorrência do mau tempo, no município de Quaraí.

Segundo o boletim, a Defesa Civil já distribuiu pelo menos 3 mil metros quadrados de lona às famílias atingidas nos municípios de Quaraí, Alegrete, Dom Pedrito, Lavras do Sul e São Gabriel, onde foram registradas inundações.

O município com o maior número de afetados é Alegrete, com 2,1 mil pessoas desalojadas (precisaram abandonar a residência temporariamente para ficar em outro local) e 220 desabrigadas (perderam a casa e estão em um abrigo público). A Defesa Civil Estadual esteve na cidade para auxiliar as autoridades municipais no suporte à comunidade e distribuiu 600 metros quadrados de lonas a quem precisava.