Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Com Rio Jacuí subindo, balsa suspende travessia na Rua Moron

Balsa Deusa do Jacuí teve de suspender a travessia em razão do aumento do nível das águas do Rio Jacuí / Foto: Cacau Moraes/OC

Balsa Deusa do Jacuí teve de suspender a travessia em razão do aumento do nível das águas do Rio Jacuí / Foto: Cacau Moraes/OC

A chuvarada que voltou a castigar Cachoeira do Sul neste final de semana levou a administração da Balsa Deusa do Jacuí a suspender novamente as operações de travessia no Rio Jacuí, entre a Praia Velha da Rua Moron e a Praia Nova.

Números oficiais da Defesa Civil de Cachoeira do Sul dão conta de que o volume acumulado entre sábado (11) e este domingo (12) tenha atingido pouco mais do que 130 milímetros, mas há relatos de leitores dando conta de que em regiões como a zona norte da cidade e a Volta da Charqueada os acumulados tenham passado dos 150 milímetros em pluviômetros instalados em residências.

DEFESA CIVIL MONITORA POSSÍVEL NOVA CHEIA NO RIO JACUÍ

Todo esse volume de chuva vem fazendo o Rio Jacuí subir novamente. De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio chegou a 19,35 metros acima do nível do mar no ponto de medição junto à Ponte do Fandango. Com isso, a Defesa Civil se mantém em alerta quanto a uma nova cheia do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul e os impactos para a população ribeirinha.

A previsão do tempo indica mais chuva em Cachoeira do Sul no decorrer da semana. Até sábado (18), os acumulados, segundo o Instituto Climatempo, poderão chegar a mais de 200 milímetros em Cachoeira do Sul, o que reforça a possibilidade de uma nova enchente de no Rio Jacuí, que neste domingo (12) está em 1,35 metro acima do nível normal.

O último boletim da Defesa Civil traz balanço dos últimos atendimentos deste final de semana em Cachoeira do Sul. Confira na íntegra:

Em decorrência das fortes chuvas, a Defesa Civil foi acionada para sete atendimentos na cidade. No Bairro Primavera, em função de problemas ou ausência de canalização, houve inundação de quatro residências.  

A Defesa Civil se colocou à disposição para retirada das famílias, que optaram por ficar nas residências ou em casa de familiares próximos. Uma equipe da Secretaria de Obras foi até o local para o atendimento, que já é recorrente quando registradas chuvas intensas.

No Bairro Fátima, uma casa foi inundada por problemas no telhado, provavelmente decorrente de calha entupida. Nos bairros Tibiriçá e Santa Helena, foram registradas movimentações de massa. Na Avenida Marcelo Gama, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) fez uma obra de drenagem, a água correu por fora da tubulação e afetou uma residência. 

Na Rua Ivo Becker, um muro não resistiu à força da água e desbarrancou. Já no Bairro Barcelos, uma casa foi alagada por problemas na drenagem interna da moradia. A Defesa Civil segue os atendimentos com duas equipes.

Defesa Civil de Cachoeira presta atendimentos neste final de semana a atingidos pelas chuvas em Cachoeira do Sul

Sair da versão mobile