Rio Jacuí baixa e Deusa do Jacuí para de funcionar

Por 29 de novembro de 2021

Existe perspectiva de que o serviço seja retomado nesta terça-feira (30). Foto: Divulgação

A Balsa Deus do Jacuí interrompeu a travessia sobre o Rio Jacuí entre a Praia Nova e a Rua Moron em Cachoeira do Sul. A decisão foi tomada na madrugada desta segunda-feira (29), quando o nível do rio baixou consideravelmente. Desta forma, os veículos pesados que utilizavam a balsa terão que buscar rotas alternativas para chegar ou sair de Cachoeira.

A Deusa do Jacuí está em Cachoeira desde o dia 8 deste mês, no entanto, somente na sexta-feira (27) conseguiu iniciar o serviço de travessia. Isto só aconteceu porque a Prefeitura ampliou o atracadouro junto à Praia Nova onde bancos de areia impediam a chegada da balsa.

A presença da balsa, que é de uma empresa de Taquari, está em Cachoeira do Sul para o transporte de veículos pesados, que não podem utilizar a Ponte do Fandango onde no dia 29 de outubro foi constatada uma rachadura na estrutura próxima ao vão central. No local, o Dnit realiza obras de contenção, as quais deverão se estender até o final de dezembro.

ATENÇÃO

De acordo com a empresa responsável pela Deus do Jacuí o nível do rio baixou devido ao fechamento das comportas de barragens, uma atividade que acontece todas as segundas-feiras. Existe expectativa que a partir desta terça-feira (30) seja retomado o serviço.