A Defesa Civil de Cachoeira do Sul, devido ao avanço da inundação do Rio Jacuí, retirou na tarde desta sexta-feira (1º) duas famílias (quatro adultos e três crianças) de suas moradias no Bairro Cristo Rei. Elas foram levadas para o pavilhão da Fenarroz onde estão sob os cuidados da Secretaria do Trabalho e Ação Social (Stas). O Rio Jacuí, que alaga toda a região ribeirinha, está com seu nível em 22,45 metros, ou seja, 4,45 metros acima de sua marca normal. Em média o Jacuí, está aumentando 6 cm por hora.
A cheia do Rio Jacuí interrompe a estrada do Passo do Seringa e também o funcionamento da balsa existente na localidade de São Lourenço. A Defesa Civil informa que se houver necessidade realizará novas remoções de famílias de áreas alagadas com o auxílio do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e Corpo de Bombeiros.
Além disso, quatro escolas municipais do interior estão sem aula: Francisco de Souza Machado, no Barro Vermelho; Júlio de Castilhos, na Coxilha Bonita; Monsenhor Armando Teixeira, no Passo do Seringa e Pio XII, na localidade de Cerrito.