A RGE Sul Distribuidora de Energia formalizou um retorno após denúncias de problemas causados com a troca de poste no Bairro Drews. O caso motivou um pedido de providências feito pelo presidente da Câmara de Vereadores, Magaiver Dias, do PSDB, ainda no fim de março. Encaminhado ao prefeito José Otávio Germano, o pedido buscava a manutenção da calçada na Rua Santos Pedroso. Segundo o vereador, o ponto sofreu deterioração. “O problema foi causado em virtude da troca do poste no local” salienta Dias.
Em resposta assinada pelo coordenador O&M (Operação e Manutenção) Análise e Atendimentos Particulares a empresa, Hiram Silva de Trindade, a RGE Sul detalha os processos que adota em relação do assunto e detalhou o que foi providenciado em relação ao caso.
“Todas as ações necessária spara melhoria do atendimento do cliente devem seguir os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da ResoluçãoNormativa nº 414/2010. Justamente para atender as normativas da ANEEL e prestar o melhor serviço eatendimentoaos seus clientes, a RGE estabelece um Plano Preventivo de Manutenção e Melhoria do Sistema (MMS), cujo objetivo é inspecionar de forma periódica a rede sob a sua concessão em toda sua extensão, promovendo o levantamento das necessidades e peculiaridades de cada região, considerando clima, relevo e capacidade de execução” – diretor da RGE, Hiram Silva de Trindade
Dentro desse plano, há a previsão de manutenção e substituição de postes. As demais situações conform alega a RG que fogem ao planejamento, “como postes prejudicados por ação do tempo, ou interferência de terceiros, abalroamento, entre outros”, são avaliadas no cal por profissional capacitado, que faz a verificação e diagnóstico de acordo com a situação encontrada.
“É importante salientar que a utilização de postes de madeira não está vedada e segue atendendo a todas as normas e padrões técnicos vigentes.Cabe acrescentar que a RGE, dentro do seu plano de melhorias, já vem sistematicamente investindo na substituição de postes de madeira por outras tecnologias: em média, são substituídas cerca de 80 mil unidades anualmente. A obra realizada no local, que tratava da substituição dos postes no local, se enquadrava no Plano Preventivo de Manutenção e Melhoria do Sistema (MMS) da distribuidora. Referente a informação que a calçada foi danificada no momento da substituição dos postes, foi enviada uma equipe a campo para verificação do local, onde foi acionada a empreiteira responsávelpela execução da obra e a mesma realizou a correção da calçada” – diretor da RGE, Hiram Silva de Trindade