Floreiras começam a tomar conta da praça, mas precisam ser cuidadas pela população. Fotos: Divulgação.
A revitalização da Praça José Bonifácio, no centro de Cachoeira do Sul, tem continuidade apesar da Prefeitura ter realizado no dia 12 deste mês, um ato solene para registro do projeto de restauro do principal cartão postal da cidade. As calçadas ao redor da praça seguem sendo recuperadas assim como a iluminação e colocação de floreiras, que agora chegam às proximidades do antigo Bar América, conforme o secretário de Obras, Ronaldo Trojahn.
“Muito ainda precisa ser feito”, salienta o secretário, acrescentando que tem se deparado com o vandalismo, que já atacou a Fonte das Águas Dançantes, as arquibancadas, os banheiros e até já foi constatado furto de flores. Trojahn disse que esta ação faz parte, mas entende que a Praça José Bonifácio ganhou uma nova imagem.
Além da recuperação de passeios, pintura, revitalização da Fonte das Águas Dançantes, que agora funciona todos os domingos no final da tarde, foi instalada nova iluminação, que melhorou sensivelmente a visibilidade à noite nos fundos da praça (Rua Moron). Também foi providenciada faixa de segurança nos cruzamentos ao redor da praça.
O QUE FALTA
A pracinha das crianças necessita de mais atenção com relação aos brinquedos e a tela que cerca o espaço precisa de reparos. Entre o pergolado e quadra de esportes ainda não há uma definição sobre a recuperação deste local onde existem dois quiosques – um em funcionamento e outro em completo abandono – .
Além disso, outra preocupação é com relação à calçada entre as ruas Sílvio Scopel e Milan Krás, na Rua Sete de Setembro. No espaço, em dias de chuva, ocorrem alagamentos e muito barro junto aos bancos, que também necessitam ser revitalizados.
ATENÇÃO
A recuperação da Praça José Bonifácio é feita desde julho por um grupo de servidores da Secretaria de Obras. “Precisaria de reforço desta equipe, mas não dispomos de um número suficiente de funcionários suficiente para este tipo de atividade”, observou o secretário Trojahn, revelando que a determinação é que o serviço tenha continuidade até que todos os setores da Praça José Bonifácio sejam beneficiados.
IMPORTANTE
O que mais chama atenção na praça é a Fonte das Águas Dançantes, criada na década de 60, que estava praticamente desativada. A casa de máquinas e a parte hidráulica são o que mais preocupam, porque é urgente uma troca de equipamentos. Mesmo assim, a fonte agora funciona e tem sido prestigiada pela população.