Revitalização da Estrada da Ferreira ganha corpo com a concordância do Daer em tocar projeto / Foto: Reprodução do estudo do Lamot/UFSM
Representantes do campus da UFSM/Cachoeira do Sul e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) reuniram-se na semana passada para uma nova rodada de discussões em torno de um plano de revitalização da VRS-809 (Estrada da Ferreira). A iniciativa ganha corpo com a concordância do Daer e entrou em fase de projeto baseado em estudo realizado pelo Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot) da universidade que prevê mudanças na rodovia.
O estudo realizado na UFSM Cachoeira foi entregue ao Daer em janeiro deste ano, durante uma reunião em Porto Alegre sobre o acesso ao campus de Cachoeira do Sul. Na oportunidade, o diretor do campus, Anderson Dal Molin, solicitou o apoio do Daer para concretizar esta demanda “que não é só da universidade, mas também da comunidade cachoeirense”, pontuou. O estudo prevê a execução de acostamento, ciclovia, calçadas e iluminação, desde a rotatória do Clube Comercial até o Aeroclube de Cachoeira do Sul.
No encontro, além do diretor do campus, Anderson Dal Molin, e do vice-diretor, Giovani Zabot, também estiveram presentes o superintendente João Batista Rosa de Almeida, da 10ª Superintendência Regional do Daer; Laura Luiza Gomes Carlessi, Lourdes Moraes Marques e Edson da Silva, da ATE/Daer; e os engenheiros Luiz Carlos Becker e Renan Chaves, da Magna Engenharia.