Uma reunião entre representantes da Prefeitura de Candelária, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) e da empresa Sacyr discutiu o remanejamento de trechos das redes de água e esgoto instalados próximo à rodovia. O encontro, realizado no gabinete do prefeito, teve o objetivo de buscar alternativas para evitar que a população fique desassistida durante as obras de duplicação na RSC-287 previstas para iniciar nos próximos meses.
A preocupação do Executivo Municipal é justificada pelo receio que as redes de água que atravessam a rodovia, com as obras, possam ser danificadas, comprometendo o fornecimento de água e o adequado funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. Esse impacto poderia afetar tanto os moradores do perímetro urbano quanto os de localidades e bairros próximos, uma vez que a RSC-287 corta a cidade de Candelária.
Durante as tratativas, foram analisadas as áreas que necessitam de maior atenção das equipes responsáveis pela obra. “A parceria entre as instituições e essa análise antecipada visam minimizar impactos para os moradores e evitar transtornos decorrentes das obras de infraestrutura que poderão surgir no futuro”, destacou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Jorge Willian Feistler.
A reunião contou com a participação do superintendente institucional da Corsan/Aegea, André Finamor, do gerente local da companhia, Joanei Antonelli, além de representantes da Sacyr, do prefeito Nestor Ellwanger (Rim), do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Celso Gehres, do secretário de Transportes, Obras Públicas e Trânsito, Jairo Ratdke, do secretário de Indústria e Comércio, Flávio Kochenborger, além de técnicos da Prefeitura.
As três partes reforçaram o compromisso de atuar em conjunto para garantir a prestação de serviços com qualidade, mesmo diante das mudanças necessárias nas redes de abastecimento e esgotamento. Conforme adiantou o prefeito, a equipe da prefeitura acompanhará de perto o andamento das ações e fará eventuais ajustes no planejamento das obras, caso necessário.