Retorno da Balsa Deusa do Jacuí depende do Dnit

Por
Retorno da Balsa Deusa do Jacuí depende do Dnit
CACHOEIRA DO SUL
13 de julho de 2024 - deusa possível

Embarcação será necessária para o transporte de veículos entre a Praia Nova e a Rua Moron, quando iniciarem as obras de conserto da Ponte do Fandango. Fotos: Divulgação.

A Balsa Deus do Jacuí, que foi levada para vistoria e manutenção em Taquari no mês de janeiro deste ano, só deve retornar a Cachoeira do Sul se o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) providenciar consertos na Barragem Anel de Dom Marco, localizada no Rio Jacuí, em Rio Pardo. A informação foi dada pelo  proprietário do Estaleiro Naval Couto, que administra a embarcação, Adroaldo Couto.

Ele não deu detalhes sobre o que precisa ser feito na Barragem Anel de Dom Marco, no entanto, devido à maior cheia já registrada no RS ocorrida em maio, avarias devem ter acontecido na área. A embarcação que é de grande estrutura necessita de espaço para cruzar pela barragem.

O retorno da Balsa Deusa do Jacuí a Cachoeira do Sul chegou a ser prometido para o mês de abril, o que acabou não acontecendo. A balsa foi trazida em novembro de 2021 ao município, período em que foi constatada uma fissura em um vão de concreto da Ponte do Fandango. A embarcação fazia a travessia de veículos pesados entre a Praia Nova e a Rua Moron.

BALSA SERÁ NECESSÁRIA NO PERÍODO DE OBRAS DA PONTE DO FANDANGO

Com a perspectiva de construção de uma nova estrutura de concreto ou até mesmo ocorrer uma elevação da parte metálica da Ponte do Fandango, a presença da Balsa Deusa do Jacuí, em Cachoeira do Sul, torna-se imprescindível. Por enquanto, não há nenhuma manifestação do Dnit e da Prefeitura com relação ao assunto.

EMPRESA ESTÁ CONTRATADA

O Dnit já tem uma empresa contratada para realizar a obra na Ponte do Fandango. Trata-se da Construtora Cidade, de Porto Alegre, que está até implementando o canteiro de obras no município. Mas devido à enchente de maio, quando a água do Rio Jacuí chegou ao leito da Ponte do Fandango, o Dnit agora diz que há estudo para uma possível elevação da estrutura metálica da ponte. Por enquanto, o que se sabe é que no final deste mês uma audiência pública será realizada em Cachoeira do Sul para tratar desta possibilidade.