21 C
Cachoeira do Sul
domingo, 29 novembro, 2020 - 07:03
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Retirada de nódulo: presidente da Câmara passa por cirurgia

Crédito: Reprodução

O presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, Nelson Azevedo (Republicanos), passou por uma cirurgia, nesta quarta-feira (26), em Porto Alegre. O procedimento – realizado para a retirada de um nódulo benigno sólido cístico que causava incômodo e rouquidão ao paciente – foi aplicado pelo médico responsável, Marclei Luzardo, e sua equipe. Azevedo recebeu atendimento nos hospitais Santa Rita e São Francisco (Santa Casa). “Há alguns dias, vinha sentindo um incômodo e rouquidão na voz. Até que, na última semana, descobri uma lesão nas cordas vocais (leucoplasia)”, relembra o presidente do Poder Legislativo Municipal.

Na fase de recuperação, Azevedo precisa ficar sem forçar a voz. “Gostaria de agradecer a todos amigos e familiares, que rezaram e fizeram pensamentos positivos. Agradeço também ao Dr. Marclei Luzardo, sua equipe e todos os colaboradores pelo profissionalismo e excelente tratamento”, destaca o vereador. “Por fim, agradeço minha esposa Fabiane, que desde que descobrimos esta lesão nas cordas vocais, não mediu esforços para resolução do problema”, completa.

O que é leucoplasia?

Leucoplasia é uma condição na qual manchas ou lesões espessas e brancas e é causada pelo crescimento celular excessivo. As lesões podem variar na aparência, mas geralmente são brancas ou cinza e têm bordas grossas e elevadas e superfície dura.Outros sintomas incluem manchas cinza que não podem ser removidas ou raspadas, áreas irregulares ou de textura plana (bem como aquelas que podem parecer espessas ou endurecidas) ou até o aparecimento de lesões vermelhas elevadas (chamadas eritroplasias), que são as mais sugestivas de alterações pré-cancerosas que ocorrem na boca.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região