As farmácias básica e especializada da Secretaria Municipal da Saúde estão reiterando ao público a obrigatoriedade da identificação oficial dos pacientes para retirada das medicações. O protocolo destes setores já prevê a apresentação de documento oficial com foto e respectivo Cartão do SUS da pessoa beneficiada com o remédio.
Entretanto, nos casos em que os medicamentos, fórmulas ou dietas necessitarem ser retiradas na farmácia especializada (popularmente chamada do Estado) por terceiros, as pessoas em questão precisam de autorização prévia no setor. O titular do processo é quem precisa reunir a documentação e autorizar quem poderá representá-lo (até três pessoas).
Já na farmácia básica, o representante necessita somente apresentar-se portando o documento do titular junto da receita médica. As medidas levam em conta a organização do setor, dos estoques e a segurança dos próprios pacientes.
Mais informações sobre o tema podem ser solicitadas pelos telefones (51) 3724-6068 (farmácia básica) e 3724-6085 (farmácia especializada).