A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) promoverá, na próxima sexta-feira (9/8), uma palestra em Santa Maria sobre o futuro do Rio Grande do Sul sem a vacinação contra a febre aftosa. O evento, que conta com apoio do Encorte, ocorrerá às 14h, no auditório do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (av. Roraima, 1.000, prédio 70 – Camobi).
O palestrante é o médico veterinário Fernando Groff, coordenador estadual do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, que abordará as etapas para a retirada da vacinação e seus benefícios à economia do Estado.
O RS passará por auditoria do Ministério da Agricultura em setembro para avaliar a retirada da vacinação contra a aftosa. A evolução do status sanitário para zona livre de aftosa sem vacinação abrirá portas para mercados internacionais mais exigentes e também garantirá o comércio doméstico entre Estados que já conquistaram esse status, como Santa Catarina.
Enquanto a retirada não se concretizar, as campanhas de vacinação seguem normalmente. A última etapa, realizada em maio, teve cobertura de 99% do rebanho gaúcho de bovinos e búfalos.
Palestra O Rio Grande do Sul sem a vacinação contra a febre aftosa
Data: 9 de agosto (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: auditório do Colégio Politécnico da UFSM – av. Roraima, 1.000, prédio 70 – Camobi – Santa Maria