20.1 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 27 outubro, 2020 - 20:19
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Restam 2 cidades gaúchas sem Covid. Uma delas é Cerro Branco

Após sete meses do início da pandemia no Estado, duas cidades gaúchas seguem sem casos confirmados para a Covid-19: Cerro Branco e Garruchos. A doença já atingiu os demais 99,6% dos municípios do Rio Grande do Sul.

Cerro Branco tem 4,6 mil habitantes. A Prefeitura decidiu adotar medidas preventivas desde o começo da pandemia no Estado, reforçando as ações de conscientização por meio de um carro de som. Com mais de 70% da população na área rural, uma mensagem com orientações sobre a importância de distanciamento social e cuidados de higiene passou a ser difundida. A sugestão pelo carro de som veio do médico cirurgião Ilceu Carlos Mergen, que gravou o texto.

Um comitê para enfrentamento à Covid-19 também integra o conjunto de ações contra a pandemia de Coronavírus. Uma equipe com agentes de saúde visita moradores da área rural com foco na conscientização. Além disso, o fechamento de bares e restaurantes foi adotado desde o começo.

Embora ressalte que Cerro Branco é um município pequeno, com a maior parte da população instalada na área rural, o que naturalmente provoca ‘distanciamento’, Mergen reconhece que o fato de ser conhecido ajudou a população a compreender a importância das medidas. “Todos me conhecem e levam um pouco em conta”, salienta.

Com 160 casos investigados, Cerro Branco segue na zona livre da Covid-19 no Estado, juntamente com a cidade de Garruchos, que tem população de 2.924 moradores.

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região