Requerimentos da Câmara rebatem decisão contra Escolas Cívico-Militares

Por
Requerimentos da Câmara rebatem decisão contra Escolas Cívico-Militares
EDUCAÇÃO
17 de julho de 2023 - Escolas Cívico-Militares: requerimento / Crédito: OC/Arte/CV

Dois requerimentos protocolados na manhã desta segunda-feira na Câmara de Vereadores mostram apoio ao program de Escolas Cívico-Militares. Os autores são Felipe Faller (União) e Dudu Moyses (Podemos).

Dudu Moyses é autor de um dos requerimentos em defesa das Escolas Cívico-Militares / Crédito: CV

Dudu Moyses é autor de um dos requerimentos em defesa das Escolas Cívico-Militares / Crédito: CV

A Moção de Repúdio para o Governo Federal pelo fim do Programa das Escolas Cívico-Militares prevista no requeriento do vereador Dudu Moyses apresenta o educandário de Cachoeira do Sul atendido pelo programa que o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que vai terminar. “O encerramento do Programa das Escolas Cívico-Militar afetará milhares de estudantes no Brasil, incluindo Cachoeira do Sul, uma vez que a Escola Municipal Cívico-Militar Dinah Néri Pereira será diretamente afetada pelo fim do programa”, justificou o parlamentar.

Faller defende Escolas Cívico-Militares / Crédito: CV

Faller defende Escolas Cívico-Militares / Crédito: CV

Já o requerimento assinado por Faller “expressar apoio e reconhecimento às Escolas Cívico-Militares, que visam aprimorar a qualidade da educação e promover a formação integral dos estudantes”. “A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e próspera”, destacou o vereador. “As escolas cívico-militares têm se destacado como uma alternativa promissora para promover um ambiente educacional disciplinado, seguro e voltado para a excelência acadêmica”, completou Faller.

Ainda de acordo com o parlamentar, ao integrar os monitores militares ao ambiente escolar, as escolas buscam “incentivar a disciplina, o respeito, a responsabilidade e os valores cívicos, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do século XXI”.

Faller também citou a performance de alunos de educandários abrangidos pelo progama.

“Reconhecemos que as Escolas Cívico-Militares têm obtido resultados positivo sem diversos aspectos, tais como melhoria nos índices de aprendizagem, redução da violência escolar, aumento do engajamento dos  estudantes, fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Ressaltamos também a importância dessas  escolas como instrumento de inclusão social, especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes um ambiente acolhedor e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional” – vereador Felipe Faller

Já na parte final do requerimento, Faller enfatizou que a “Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul manifesta seu total apoio ao programa das Escolas Cívico-Militares e encoraja o Poder Executivo Municipal a promover parcerias como Governo Estadual e ações que possam contribuir para o seguimento desse modelo educacional em nosso Município, sempre com oobjetivo de elevar a qualidade da educação oferecida aos nossos estudantes”, acrescentou.

Leia também: Requerimento da Câmara busca manutenção da Escola Cívico-Militar Dinah Néri Pereira