Às vésperas do primeiro jogo das finais da Copa do Brasil e com todos os jogadores à disposição, após o final do Campeonato Brasileiro, o Grêmio fez a sessão definitiva para a definição do time que entra em campo contra o Palmeiras, domingo, na Arena. No CT Luiz Carvalho, o técnico Renato Portaluppi comandou uma atividade tática com os onze escolhidos para o jogo e trabalhou intensamente todas as estratégias preparadas. A atividade deste sábado (27) foram para ajustes finais no modelo tricolor.
A preparação para a primeira decisão durou a semana inteira, com a permanência do técnico gremista em Porto Alegre com boa parte do grupo principal, enquanto o auxiliar Alexandre Mendes viajou com a delegação e comandou o time no jogo com o Red Bull Bragantino. Nesta tarde, com o reforço dos atletas chegados de viagem, Renato separou aqueles que devem começar como titulares e fez um treino de campo inteiro, no qual orientou o posicionamento tático, criação de jogadas e movimentos de defesa. O técnico ainda testou alternativas na equipe, antes de encerrar o treino com um trabalho específico.
Depois do treino o grupo foi liberado por poucas horas. A concentração se inicia ainda nessa noite. Antes, o centroavante Diego Souza concedeu entrevista coletiva, disponível abaixo. Neste domingo (28), a partir das 16 horas, Renato e a comissão gremista comandam o treinamento final para o jogo, com ajustes de bola parada e movimentos técnicos. Grêmio e Palmeiras fazem o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil no domingo, com a finalíssima agendada para o próximo dia 7.