O levantamento oficial das vacinas aplicadas durante o Dia D da Multivacinação, desenvolvido no último sábado em todas as unidades da rede municipal de saúde, foi ampliado para 1.694 doses de rotina (incluindo imunizantes contra a gripe), e contra a Covid-19. A contabilidade final foi divulgada no início da tarde desta segunda-feira pela Vigilância Epidemiológica, após revisão de todas as planilhas emitidas pelas equipes dos nove postos da rede urbana e ainda durante o roteiro cumprido pelo interior do município. O número atualizado incluiu as doses contra a poliomielite distribuídas por meio oral, as conhecidas gotinhas ao público infantil, até cinco anos de idade.
Pelo relatório do setor digitado no sistema esta manhã, lideraram a vacinação do último sábado os imunizantes contra a polio – que somaram 594 doses em gotas aplicadas – seguidos por 535 outras vacinas de rotina, que incluem ainda proteção contra sarampo, hepatites, febre amarela, meningite, pneumonia, entre outras. A ação do Dia D focou também a atualização da caderneta de vacinação para crianças menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) e a imunização de todos os públicos contra o Coronavírus.
ESFORÇOS NAS CRECHES REPERCUTIRAM NOS NÚMEROS
Na avaliação do secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, os esforços empreendidos pela pasta diretamente nas escolas de educação infantil repercutiram nos números garantidos da imunização entre o público infantil. “Os números nos revelam que a vacinação das crianças teve destaque no Dia D, mas os índices ainda precisam melhorar”, avalia o titular da SMS. Durante a semana passada, as equipes da Saúde estiveram em 10 creches, em contato com as secretarias, para avaliar o histórico dos alunos em busca da situação vacinal de cada um. Numa etapa seguinte, as famílias dos alunos com imunizantes em atraso foram acionadas pelas direções das escolas e orientadas a buscarem imediatamente a imunização.
MULTIVACINAÇÃO PROSSEGUE
A Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite (crianças menores de 5 anos de idade) e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) continuam sendo promovidas em âmbito nacional até o próximo dia nove, visando recuperar os índices de cobertura vacinal que têm ficado muito abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. As salas de vacinas da rede básica operam de segundas a sextas-feiras, das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min.
OS NÚMEROS DE SÁBADO
Vacinas injetáveis (inativadas)
EAP Central (US1/INSS)
Rotina 197 + Covid 73 = Total 270 doses
EAP Centro Social Urbano
Rotina 190 + Covid 32 = Total 222 doses
EAP Marina
Rotina 90 + Covid 15 = Total 115 doses
ESF Promorar
Rotina 25 + Covid 9 = 34 doses
ESF Carvalho
Rotina 64 + Covid 15 = 79 doses
ESF Noêmia
Rotina 35 + Covid 11 = Total 46 doses
ESF Barcelos
Rotina 20 + Covid 16 = Total 36 doses
ESF Tupinambá
Rotina 49 + Covid 30 = Total 79 doses
ESF Ponche Verde
Rotina 62 + Covid 08 = Total 70 doses
ESF Piquiri
Rotina 27 + Covid 14 = Total 41 doses
EAP Rural Sul
Rotina 33 + Covid 27 = Total 60 doses
EAP Rural Norte
Influenza 30 + Covid 18 = Total 48 doses
TOTAL INJETÁVEIS – 1.100 doses
Vacinas orais (gotas) – 594 doses contra Poliomielite