Cachoeira tenta reverter bandeira vermelha

Por
Cachoeira tenta reverter bandeira vermelha
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
20 de dezembro de 2020 - dist2012

O mapa preliminar da 33ª rodada do Distanciamento Controlado recebeu três pedidos de reconsideração até o prazo limite, 6 horas deste domingo (20). Ainda na noite de sexta-feira (18), logo após a classificação prévia ser divulgada, a Prefeitura de Cachoeira do Sul antecipou que encaminharia o recurso. Segundo a nota, a Região 27 foi classificada em bandeira vermelha no mapa do distanciamento controlado, o que configura alto risco para Covid-19. “Houve redução da nota da região”, ampliou o comunicado da Prefeitura. “Desta forma, será apresentado recurso ao Governo do Estado quanto à classificação”, justificou. Na semana anterior, prefeitos da região decidiram não apresentar pedido e adotarem na prática protocolos de bandeira laranja (risco médio) nos municípios. “Porém, o momento segue de alerta e conscientização: é necessário assegurar todos os cuidados e prevenção pela população”, acentuou a nota. “Estamos na semana que antecede o Natal, e não queremos que ninguém da nossa família passe essa data tão especial infectado com o vírus da Covid-19”, completou.

As solicitações para reduzir o nível de restrições vieram de associações regionais e de municípios classificados previamente em vermelho (risco epidemiológico alto).

O Rio Grande do Sul segue em alerta máximo. Nesta rodada, 20 regiões Covid foram classificadas em bandeira vermelha, e apenas uma – Guaíba – em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

O Gabinete de Crise vai analisar os pedidos e divulgar o mapa definitivo na tarde desta segunda-feira (21). A vigência das novas bandeiras começa à 0 hora de terça-feira (22) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (28).

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. Os protocolos próprios elaborados pela região de Bagé foram aceitos neste sábado (19). As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.
A cogestão foi suspensa na primeira quinzena deste mês, mas voltou a valer na terça-feira (15).

Conforme a orientação do modelo, regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo.