Região integra Movimento pela Educação

Por
Região integra Movimento pela Educação
REGIÃO
26 de maio de 2023 - 48bc1783663051a1d130a5232ed44c85

Restinga Sêca sediou, na manhã desta sexta-feira, a segunda rodada de debates do Movimento pela Educação – Vamos debater juntos, iniciativa do parlamento gaúcho que tem como propósito debater a situação e buscar novas alternativas para o ensino no Rio Grande do Sul e propor uma audiência pública sobre o Desenvolvimento Regional.

Oo encontro ocorreu na sede da Faculdade Antônio Meneghetti, no Recanto Maestro, e contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchi (MDB), e demais autoridades locais e estaduais. O debate foi intermediado por especialistas da Educação, professores, funcionários, diretores, pais e alunos.

O primeiro momento do evento foi o painel Educação para o Desenvolvimento, conduzido pelo jornalista Tulio Milman em forma de bate-papo. O debate abordou questões afetivas que envolvem o processo de aprendizagem, problemas burocráticos que travam a qualificação das escolas públicas e obstáculos sociais para o avanço da Educação à Distância.

Presença do vice-governador

Após o painel, foi a vez da palestra sobre tecnologia e práticas inovadoras em educação, proferida pelo professor da Unisinos e autor do livro A Escola do Futuro, Gustavo Borba.

O evento foi encerrado com uma audiência pública sobre Desenvolvimento Regional e a entrega da Carta de Restinga Sêca ao vice-governador, Gabriel Souza.

Saiba mais

Os deputados e deputadas estão rodando o Estado, em nove grandes encontros regionais. A partir deste movimento, busca agir e propor soluções concretas para avançar. Busca conectar o ensino ao desenvolvimento, gerando oportunidades e melhores condições de vida.

Ao todo, o Movimento pela Educação realizará nove encontros regionais no decorrer do ano. O primeiro deles ocorreu no último dia 28, em Marau, no norte gaúcho.

Movimento Pró-EFA Centro

O prefeito Edson Lawall também participou do seminário pela implantação da EFA Centro/RS. O encontro ocorreu no último dia 18 de abril, nas dependências do Ginásio da Paróquia São Bonifácio, em Agudo.

O movimento regional defende a instalação de unidade da Escola Família Agrícola – EFA, na região central. É formado por agricultores e associações do setor, lideranças políticas, professores, cooperativas, representantes e ex-estudantes de EFAs, agentes de turismo, funcionários de universidades, sindicatos, EMATER e imprensa.

Essa demanda considera que os municípios da região são essencialmente voltados ao campo, sendo essa uma possibilidade de desenvolvimento e certificação de técnico agrícola em áreas como agropecuária, sustentabilidade, agroecologia, manejo animal, agricultura e agroindustrialização e turismo.

A EFA promove a formação do Ensino Médio seguindo a Base Nacional Comum Curricular estabelecida pelo Ministério da Educação, a partir da pedagogia de alternância – que promove a integração entre a escola e a comunidade, em que o aluno passa uma semana na escola e na outra em casa, aplicando os conhecimentos aprendidos.

A unidade de ensino possui área de abrangência de 15 municípios (como a de Santa Cruz do Sul e a de Vale do Sol), sendo estas, no momento: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Pinhal Grande, São José do Polêsine, Ivorá, Silveira Martins, Restinga Sêca, Formigueiro, Paraíso do Sul, Novo Cabrais, Cerro Branco, Ibarama e Lagoa Bonita do Sul.