Região de Cachoeira tem estradas intransitáveis

Por
Região de Cachoeira tem estradas intransitáveis
CACHOEIRA DO SUL
8 de maio de 2023 - estrada da tafona

Período de chuva castigou acesso das comunidades rurais como a estrada da Tafona, no Piquiri. Fotos: Divulgação/Sec. Interior

Estradas com alagamentos, buracos e atoladouros fazem parte do contexto enfrentado pelas comunidades do interior de Cachoeira do Sul nesta segunda-feira (8), após as chuvas, principalmente, do final de semana. Há trechos intransitáveis, conforme produtores rurais, como é o caso da estrada da Coxilha Bonita assim como em Palmas, Barro Vermelho, Porteira Sete e região do Irapuá. A maioria dos arroios transbordaram com a chuvarada.

A Secretaria do Interior, segundo a secretária Carolina Larrondo, registrou inundação em estradas próximas da localidade de Palmas, no Piquiri junto à ponte da Tafona e também na estrada do Cid, onde a passagem dos moradores é feita somente a cavalo.

“Na tarde desta segunda-feira (8) vamos percorrer áreas consideradas de risco como a região do Botucaraí, para que tenhamos um mapeamento da situação do interior”, disse a secretária, acrescentando que também será feita uma análise de cabeceiras de pontes. Uma delas que já exige atenção é a da ponte da Tafona.

IMPORTANTE

De acordo com a Superintendência da Defesa Civil, há pontos com alto volume de inundação em casas de veraneio como é o caso do Balneário Irapuá. “Alguns moradores estão adaptados a este tipo de situação e até o momento não foi registrado solicitação de auxílio”, informou o órgão municipal.

Na região do Piquiri, a Defesa Civil teve que agir no final de semana e retirar três famílias (seis adultos e duas crianças), que estavam em situação de risco devido ao alagamento de suas moradias. As famílias foram abrigadas no pavilhão comunitário.

RIO JACUÍ

Em Cachoeira do Sul, o Rio Jacuí dá sinais pela primeira vez este ano, que chegará ao seu nível normal que é de 18 metros. No final da tarde deste domingo (7), conforme a Defesa Civil, o Jacuí estava em 17,92 metros na área de captação da Corsan, próximo à Barragem Ponte do Fandango. Até em função dos 55 mm de chuva que caiu neste domingo na região.

ATENÇÃO

Para esta semana, não há previsão de chuva para a região de Cachoeira do Sul, no entanto, a temperatura deverá cair. De quarta para quinta-feira (10 e 11), por exemplo, segundo a Climatempo o município poderá registrar temperaturas pela manhã na casa dos sete e oito graus.