A obra de reforma da Ponte do Fandango, sobre o Rio Jacuí, na BR-153, em Cachoeira do Sul, iniciada no ano passado está na fase da preparação das bases e fundações, que receberão mais 54 pilares em concreto para a sustentação da travessia. Conforme, cronograma estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em setembro, a ponte deverá ser bloqueada para o trânsito.
No canteiro de obras, que pode ser acessado pela Rua Marques Ribeiro, se nota a movimentação de máquinas e de um grupo de 50 funcionários, que trabalham na montagem das fundações. A estrutura, para evitar que seja atingida pelas cheias do Rio Jacuí, será ainda elevada em três metros de altura. O investimento na recuperação da Ponte do Fandango é de R$ 62,8 milhões e prevê, além de reforço nas fundações e pilares, o alargamento da pista, nova pavimentação e passarela de pedestres com melhor infraestrutura.
Com relação à Ponte do Fandango, o Dnit já informou que está prevista a elevação do vão metálico – sobre o Rio Jacuí – . O objetivo é que evitar que esta parte da ponte seja atingida por cheias do Jacuí como aconteceu em maio do ano passado. No entanto, esta obra depende de projeto específico e, por enquanto, não nenhuma manifestação do Dnit a respeito da obra.
EM BUSCA DAS VIGAS DE CONCRETO
O deputado estadual cachoeirense Cláudio Tatsch está articulando junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a doação das 60 vigas em concreto, de 23 metros de comprimento cada, que serão substituídas na Ponte do Fandango. A ideia que este material – em perfeito estado, mas que será trocado por estruturas que suportam maior capacidade de peso – seja utilizado na recuperação de pontes do interior de Cachoeira do Sul.
REFORMA ESPERADA DESDE 2021
A reforma da Ponte do Fandango é esperada desde outubro de 2021, quando foi constatada uma rachadura em um dos vãos de concreto. Na época, foi decretado o bloqueio da ponte o que causou transtornos para a região. Foi preciso a implantação, no mês de novembro, do serviço de travessia de balsa no Rio Jacuí. Desde então, a Ponte do Fandango opera no sistema pare/siga com a liberação de veículos de até 18 toneladas.
Fotos: O Correio